Partilhar

Hepatologia Clínica - Manual de Doenças do Fígado

José Velosa

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
50,85 € 56,50 €

Sinopse

A Hepatologia é a especialidade médica formalmente ligada à Gastrenterologia que se dedica ao estudo das doenças do fígado e das vias biliares.

O fígado é transversal a praticamente todos os fenómenos metabólicos do nosso organismo, pelo que é afetado pela generalidade das doenças sistémicas. Por outro lado, as doenças intrínsecas do fígado, em especial a cirrose, condicionam de uma maneira ou de outra a atividade de todos os restantes órgãos. Neste cruzamento patológico encontra-se a justificação para este livro: agregar, numa perspetiva global, o conhecimento das doenças hepáticas, em que o fígado ocupa o centro da discussão clínica, esbatendo as fronteiras tradicionais de idade, condição e tipo de profissão. Aqui o leitor encontra temas pouco comuns em trabalhos do género, como sejam as doenças que afetam predominantemente as crianças, em particular os erros inatos do metabolismo, e as doenças infecciosas que envolvem o fígado.

Esta obra destina-se não só a estudantes da pré-graduação e internos da especialidade, como também a especialistas de Gastrenterologia e de Hepatologia, internistas e, evidentemente, pediatras e cirurgiões. Também poderá ser útil para médicos de outras especialidades que se interessem por rever ou aprofundar conhecimentos nesta área. 

“Conhecendo o autor e o seu percurso, este livro não constitui uma surpresa e estou seguro de que será muito útil, tornando-se uma referência incontornável para todos os que pretendam conhecer mais e melhor a Hepatologia, sejam alunos, médicos ou outros prossionais de saúde.” 

In Prefácio, de Armando Carvalho

Ler mais

Autor

José Velosa

"José Velosa nasceu em 1948, em Porto Santo, Madeira. É professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi diretor, durante 10 anos, do serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE. Presentemente, é presidente da Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM) e exerce a sua atividade profissional no Hospital Lusíadas Lisboa. Como investigador, tem-se dedicado principalmente ao estudo da hepatite vírica e do carcinoma hepatocelular. Tem participado em numerosos estudos internacionais e é autor de dezenas de trabalhos em diversas revistas nacionais e internacionais, bem como de capítulos de livros. Em 1995 foi distinguido com o Prémio Nacional de Gastrenterologia da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia. Foi editor do Jornal Português de Gastrenterologia durante quatro anos, presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, vice-presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) e coordenador da Comissão Técnica da Secção de Subespecialidade de Hepatologia da Ordem dos Médicos. "

Ler mais