Partilhar

Desconto: 10%
14,85 € 16,50 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Pouco depois de aderir ao MRPP, em 1972, na sequência do brutal assassinato pela PIDE do camarada de curso José António Ribeiro Santos, Aurora Rodrigues é detida pela polícia política e levada para a prisão de Caxias, onde será torturada barbaramente durante três meses.

A então jovem de 21 anos esteve impedida de dormir cerca de 450 horas; em paralelo, sofreu espancamentos e passou por várias práticas de tortura, tendo o apoio de familiares e amigos e a memória do camarada Ribeiro Santos sido fundamentais para resistir às atrocidades a que foi submetida.

Libertada, vive a Revolução de forma intensa, envolvendo-se mais profundamente no trabalho partidário até ser de novo detida com várias centenas de camaradas, desta vez por iniciativa do COPCON.

Nunca baixando os braços e olhando os torcionários de frente, Gente Comum – Uma História na PIDE é um relato de uma jovem de grande valentia e de uma mulher extraordinária que lutou intensa e corajosamente pelos seus ideais. Esta é a sua história, agora partilhada com os leitores.


Ler mais

Autor

Aurora Rodrigues

Nasceu em Vale da Azinheira, Mina de São Domingos. Licenciada em Direito, em 1972 aderiu ao MRPP, partido em que militou até 1977. Conheceu as prisões da PIDE e a tortura – primeiro como militante antifascista; depois, em 1975, a mando do COPCON, desconhecendo ainda hoje as razões da sua prisão. É magistrada do Ministério Público jubilada, tendo exercido funções em Alcácer do Sal, Santarém e Évora.

Ler mais