Poderá gostar
Detalhes do Produto
Sinopse
Este livro foi publicado por ocasião da exposição Fumo e água que escorre entre os dedos, de Pedro Calapez, com curadoria de António Gonçalves, realizada na Galeria Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, de 28 de Junho a 11 de Outubro de 2025.
A Quinta Parede — espaço cénico, um mundo que acontece em quatro paredes. Uma delas, a quarta, invisível, transparente, permite a quem está de fora perceber o dentro, e os diversos modos do vivido. A quinta parede é a ponte, a palavra, a ideia, a verdadeira imagem. Lugar de passagem que deixa o espectador ligar-se a um mundo seu.
[…]
Prólogo e Epílogo — Posfácio: o mundo da representação, a representação do mundo. Troncos lascados, pele alva: perdem-se da natureza, procurando tornar-se representações de si mesmos. Imitam o que outrora existiu, moldados pelo desejo, sobrepostos pelo tempo. A representação não é um espelho — é uma passagem. Ela situa-se entre o que poderá vir e o que já passou. A madeira torna-se símbolo, a carne transforma-se em superfície. A imagem substitui o mundo, e ao mesmo tempo cria um mundo próprio. O mundo da representação dobra-se sobre si mesmo: o epílogo transforma-se em prólogo, o prólogo continua a desenrolar-se.
[Pedro Calapez]