Partilhar

Filosofia Aplicada à Psiquiatria e Psicologia - Conceitos Fundamentais

Psico

Diogo Telles Correia

Em Stock



22,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As perturbações mentais estão associadas a algumas especificidades, que vão desde os seus modelos de causalidade – de que forma contribuem e interagem os componentes neurobiológicos e as variáveis psicossociais – até aos próprios conceitos: como se define uma doença mental, como se classifica as doenças mentais, entre outros. Sem ter em consideração estas especificidades, a prática clínica pode ser prejudicada e os resultados da investigação serem nulos ou pouco úteis.

Atendendo à crescente importância que as perturbações mentais têm no mundo moderno, sendo as doenças que mais provocam incapacidade, de acordo com os estudos mais recentes, é fundamental refletir sobre as metodologias de investigação nesta área e sobre a forma de diagnosticar e tratar a perturbação mental.

Nesta obra, são analisados vários conceitos fundamentais a ter em conta, não apenas na investigação nas áreas de psiquiatria, psicologia e saúde mental, mas também na clínica diária com pessoas que padecem de perturbações mentais. Estes conceitos são abordados na sua direta relação e aplicação de temas da Filosofia, com os quais partilham uma estreita ligação – nomeadamente no que se refere à epistemologia, à procura da validade, às formas de classificação (nosologia), à presença de valores nas definições, a fundamentos teóricos (fenomenologia, por exemplo), entre outros.

Escrito por alguns dos autores mais reconhecidos na área a nível mundial, este livro é particularmente útil a médicos psiquiatras e de outras especialidades, psicólogos, enfermeiros, neurocientistas, filósofos, sociólogos, estudantes e outros interessados nos temas abordados.

- O hiato mente‑cérebro e o hiato neurociências‑psiquiatria;

- Epistemologia da psiquiatria, ferramenta útil para a prática clínica em psiquiatria;

- O que é uma perturbação mental?;

- Como melhor definir uma perturbação médica e uma perturbação mental;

- A presença de valores nas definições de perturbação médica e de perturbação mental;

- O conceito de validade em psiquiatria, a que se refere e quais as suas diferentes perspetivas;

- A validação da perturbação mental ao longo da história da psiquiatria;

· História conceptual da psiquiatria: validade da nosologia psiquiátrica;

· Práticas baseadas em valores nos cuidados centrados na pessoa: os desafios especiais para a psiquiatria; 

· Fenomenologia: dos fundamentos filosóficos à psiquiatria contemporânea;

· As tendências atuais da psicopatologia fenomenológica: diagnóstico e clínica.


Ler mais

Amostra

Autor

Diogo Telles Correia

Diogo Telles Correia é médico psiquiatra, psicoterapeuta e professor associado com agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde dirige a Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicologia médica e leciona Psiquiatria, Psicopatologia, História da Medicina e Filosofia da Psiquiatria. Dá também aulas de Psiquiatria Forense na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É ainda assistente graduado de psiquiatria no Hospital de Santa Maria.

Tem dez livros publicados, para um público quer mais generalista, quer técnico, através de manuais que coordenou e que são recomendados em várias universidades portuguesas, brasileiras e dos PALOP. Publicou mais de cem artigos e capítulos em jornais e livros científicos nacionais e internacionais. É editor de várias revistas internacionais na área da psiquiatria e saúde mental. 

É sócio fundador e ex-presidente da Associação Portuguesa de Psicopatologia, vice-presidente da secção de Psiquiatria de Ligação da Associação Europeia de Psiquiatria e membro da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa – APTCCI (onde fez a sua pós-graduação em Psicoterapia), bem como de várias outras associações científicas nacionais e internacionais.

Na Bertrand, publicou anteriormente Pensar. Sentir. Viver (com Judite Sousa), A Ansiedade nos Nossos Dias e Guia Prático para Vencer a Ansiedade.

Ler mais