Partilhar

Fascismo - Um Alerta

Madeleine Albright

Em Stock



Desconto: 20%
14,80 € 18,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Partindo das experiências pessoais numa Europa dilacerada pela guerra e na sua longa carreira de diplomata, Madeleine Albright analisa a emergência do fascismo no século XX, alerta para os problemas do seu legado e explica as lições que devemos aprender para que a História não se repita.
Esclarecedor, perspicaz e inquietante, Fascismo - Um Alerta é um livro sábio em tempos perigosos.
Esta obra representa um alerta fundamental de alguém que não se limitou a estudar a História; ajudou a moldá-la. Uma análise esclarecedora, um apelo inquietante e lições valiosas para o futuro, escrito por uma das mais respeitadas figuras políticas da atualidade.

«A autora escreve de forma muito direta e interessante e o que se fica a saber sobre o autoritarismo mostra que a palavra fascista está mesmo na moda nos Estados Unidos.»
João Céu e Silva, Diário de Notícias

«Uma obra que apela à moderação e à preservação dos valores da democracia liberal.»
Prefácio de Jaime Gama

«A sua opinião (de Madeleine Albright) não pode ser ignorada.»
Vital Moreira

«A obra tem dois objetivos claros. O primeiro é esmiuçar as características do movimento autoritário surgido no início do século XX que forjou Benito Mussolini, na Itália, e Adolf Hitler, com sua versão alemã, o nazismo. O segundo é demarcar as diferenças, que são claras, do fascismo em relação a outros movimentos políticos antidemocráticos recentes, como o populismo.»
Exame (Brasil)

«Um livro perspicaz que revela a experiência de uma pessoa sábia e admirável.»
The Times

«Um alerta fundamental para a sociedade atual escrito com paixão e baseado na experiência.»
Daily Telegraph

«Numa altura crítica para as democracias ocidentais, Albright escreve com uma autoridade rara. A sua mestria narrativa é uma feliz surpresa, tal como é a sua sabedoria relativamente à natureza humana. Livre de jargão geopolítico, a prosa flui com naturalidade e revela observações perspicazes sobre as emoções que sustentam as piores e mais perversas decisões políticas.»
The Economist

 
Nota da autora:
«A sombra que paira sobre estas páginas é, evidentemente, a de Donald Trump. Tornou- se presidente porque convenceu eleitores suficientes nos estados certos de que dizia a verdade sem rodeios, de que era um negociador magistral e um campeão efetivo dos interesses americanos. O facto de ele não ser nenhuma destas coisas devia deixar-nos irritados, mas há uma causa maior para o desassossego. Trump é o primeiro presidente antidemocrático da história moderna dos EUA.

A mentalidade de rebanho é poderosa nos assuntos internacionais. Os dirigentes em todo o mundo observam-se, aprendem uns com os outros e copiam-se. Veem para onde se dirigem os seus pares, como conseguem levar a deles avante e como podem aumentar e perpetuar o poder. Seguem nas pegadas uns dos outros, tal como Hitler fez com Mussolini – e hoje o rebanho move -se numa direção fascista. Apesar de todas as diferenças, há também laços que unem figuras como Maduro, Erdogan, Putin, Orbán, Duterte e – único exemplo entre eles de verdadeiro fascista – Kim Jong-un.

Na minha opinião, precisamos de trabalhar bem em conjunto com outros, seja para tentar travar os terroristas, para deter a propagação de armas nucleares, elevar os níveis de vida, preservar o ambiente, prevenir epidemias, levar os traficantes internacionais de drogas para a prisão, ou – sim – salvaguardar as nossas fronteiras. Não há razão à face da Terra para termos medo ou não estarmos dispostos a envolver-nos construtivamente.
O fenómeno que designamos fascismo desempenhou um papel crucial na minha vida, assim como na de tantos outros seres humanos, e na história contemporânea. Este é um livro sobre a situação na Europa, o ambiente político nos Estados Unidos e as implicações de ambas as coisas para o resto do mundo.»

Ler mais

Autor

Madeleine Albright

Ler mais