Partilhar

Estética do Performativo

Erika Fischer-Lichte

2 dias

Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A abolição de fronteiras entre as várias artes a partir dos anos 60 do século XX pode ser definida como uma viragem performativa. Os artistas, ao invés de criarem obras de arte, passam a produzir, cada vez mais, acontecimentos, que envolvem os espectadores e instabilizam as fronteiras entre sujeito/objecto e significante/significado. Ao analisar a especificidade desta viragem, Erika Fischer-Lichte propõe uma nova abordagem estética, apoiando as suas reflexões nas obras de Marina Abramović, Joseph Beuys, Richard Schechner, John Cage e Hermann Nitsch, entre outros artistas.

Originalmente publicado em 2004, Estética do Performativo influenciou decisivamente os estudos das artes performativas contemporâneas.

Ler mais

Autor

Erika Fischer-Lichte

Erika Fischer-Lichte é uma das teóricas contemporâneas mais conceituadas na área dos estudos de teatro e artes performativas. Professora na Freie Universität de Berlim, dirige na mesma universidade o Centro de Investigação Internacional “Interweaving Performance Cultures”. Autora prolífica, com mais de trinta livros publicados e vários ensaios académicos, tem vindo a reflectir sobre questões ligadas à estética e à semiótica, centrando o seu trabalho nas teorias da  performatividade e na história do teatro.

Ler mais