Partilhar

Esgotar a Dança - A Perfomance e a Política do Movimento

Sanguínea

André Lepecki

Em Stock



17,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Dezassete anos após sua publicação original em inglês, e após sua tradução em treze línguas, fica assim finalmente disponível aos leitores portugueses um livro fundamental para os estudos da dança e seminal no campo de uma teoria política do movimento.

Nas palavras introdutórias à edição portuguesa, André Lepecki diz-nos: «espero que leitores desta edição portuguesa de Exhausting Dance possam encontrar neste livro não apenas retratos de algumas performances e obras coreográficas que, na sua singularidade afirmativa, complicaram (e ainda complicam, nas suas diferentes sobrevidas) certas noções pré-estabelecidas, certos mandamentos estéticos, do que a dança deve ser, do que a dança deve parecer, de como bailarines se devem mover e de como o movimento se deve manifestar quando apresentado no contexto do regime da 'arte' — mas espero que encontrem também, e ao mesmo tempo, um impulso crítico-teórico, ou seja, político, que, aliado que está às obras que compõem este livro, contribua para o pensar e o fazer da dança e da performance em Portugal hoje.»


Ler mais

Autor

André Lepecki

André Lepecki é ensaísta e curador independente baseado em Nova Iorque. Professor Catedrático e Director do Departamento de Estudos da Performance na New York University (NYU). É doutorado pela NYU e editor de várias antologias em teoria da dança e da performance. Foi director de festivais e criou projectos para HKW-Berlin, MoMA-Warsaw, MoMA PS1, the Hayward Gallery, Haus der Künst-Munich, Sydney Biennial 2016, entre outras instituições. É autor de Exhausting Dance: performance and the politics of movement (2006, publicado em treze línguas) e de Singularities: dance in the age of performance (2016). Nos anos 1980 e 1990, foi dramaturgo dos coreógrafos Vera Mantero, João Fiadeiro, Francisco Camacho e Meg Stuart/Damaged Goods. Em 2008 recebeu o prémio «Best Performance» da Association Internationale des Critiques d’Art (Secção EUA), pela direcção e co-curadoria do re-doing autorizado de 18 Happenings in 6 Parts de Allan Kaprow (uma encomenda de Haus der Kunst Munich 2006, apresentado na PERFORMA 07). Desde 2003, colabora com a artista de performance Eleonora Fabião em várias das suas acções.

Ler mais