Partilhar

Escritos sobre o Terramoto de Lisboa

Immanuel Kant


Versão em Ebook

Desconto: 10%
10,79 € 11,99 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Edições 70
  • Ano: 2019
  • ISBN: 9789724421520
  • Tipo: Ebook
  • Número de páginas: 104

Sinopse

«Ao trazer o terramoto de Lisboa da esfera do transcendente para o domínio da ordem natural, Kant tentou mostrar-nos que, ao invés de procurar no desastre significados ocultos, deveríamos antes aperfeiçoar formas de coexistir com o risco da sua repetição. A mensagem continua atual, mormente porque os destinatários se revelam renitentes.
O jesuíta Gabriel Malagrida, némesis de Sebastião José de Carvalho e Melo, comentou nos seguintes termos a hipótese de o terramoto ser um fenómeno natural: "- Nem o Diabo inventaria uma maneira mais certa de nos levar à perdição." A mensagem de Malagrida, mais do que a de Kant, terá ficado plasmada na memória coletiva dos portugueses. Razão de sobra, se outras não existissem, para ler o que Immanuel Kant e outros expoentes do Iluminismo escreveram sobre o terramoto de Lisboa de 1755.»

Ler mais

Autor

Immanuel Kant

IMMANUEL KANT nasceu em 1724, em Könisberg, onde faleceu em 1804. Teve uma vida calma, sóbria, dedicada ao estudo e ao ensino. Profundamente imbuído dos ideais do Iluminismo, Kant professou uma profunda simpatia pelos ideais da Independência Americana e da Revolução Francesa. Foi pacifista convicto, antimilitarista e estranho a toda a forma de patriotismo exclusivista. As obras de Kant costumam distribuir-se por três períodos, que habitualmente se denominam pré-crítico, crítico e pós-crítico. As suas obras mais conhecidas e influentes foram escritas no segundo período.

Ler mais