Partilhar

Escândalos da Monarquia Portuguesa

Ricardo Raimundo

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Com quase 900 anos de existência, Portugal detém um passado rico em História. E em muitas histórias. Aqueles episódios caricatos, rocambolescos, novelescos, escandalosos que não nos são contados nos bancos da escola, nem nos livros de História tradicionais mais preocupados com a conjuntura, ciclos económicos ou os grandes acontecimentos. Mas a história do nosso país é também feita de pessoas de carne e osso, com defeitos e virtudes, ambições e tristezas. D. Mécia tornou-se a primeira rainha raptada da História de Portugal, também tivemos reis enfeitiçados pelo amor como D. Pedro IV, o mesmo que batia na mulher D. Leopoldina que terá morrido graças aos maus-tratos do marido, reis bígamos, impotentes, demasiado castos ou homossexuais. Milagres inventados à pressão, para bem da nacionalidade. Confrontos familiares que deram em morte. Assassínios descarados como o de D. Diogo, pelas mãos do seu cunhado, o rei D. João II. Atentados mal-sucedidos, como o que foi vítima D. João IV, ou mortes misteriosas que criaram comoção na corte da época, como a do marquês de Loulé. Escândalos financeiros, como a criação da Patriarcal de Lisboa, que provocou um rombo nos cofres do Estado. Construções megalómanas, de custo elevado para o erário público, ou os gastos de rainhas em joias e roupa.

Ler mais

Autor

Ricardo Raimundo

Ricardo Raimundo nasceu em Lisboa a 24 de Novembro de 1981. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2003, e em 2006 tornou-se mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras de Lisboa.

É colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e, ao longo do seu percurso académico, tem realizado diversos trabalhos, publicados em revistas da especialidade, sobre fontes inéditas depositadas no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. 

Colaborou no Dicionário Histórico das Ordens e Instituições afins em Portugal (2010), na obra Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Norte: uma História Centenária (1914-2014) (2015) e é autor dos livros Vidas Surpreendentes, Mortes Insólitas da História de Portugal; Escândalos da Monarquia Portuguesa e Os Maus da História de Portugal.

Ler mais