Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Colibri
- Categorias:
- Ano: 2018
- ISBN: 9789896897123
Sinopse
Ana tem perfeita noção do dever cumprido. Muitos anos de devoção e paixão dedicados ao serviço público tornaram a cidade a que presidiu uma urbe moderna e um incontornável destino turístico-cultural.
Ana reconhece que não pode haver unanimidade na apreciação de mudanças tão significativas e sabe que tem de conviver com o elogio e a crítica em paralelo.
Mais angustiante é a teia de interesses pouco claros e a prepotência burocrática instalada com que Ana se confronta quando, subitamente, se vê perante a doença do filho e tudo parece constituir entraves das instituições às soluções médicas consideradas necessárias.
O eixo central da narrativa cruza-se, entretanto, com a revisitação aos grandes temas da condição humana e às discussões que entusiasmaram a geração dos anos sessenta e setenta do século XX.
O Autor conduz-nos pelos labirintos da novela, num trabalho literário onde encontramos lugares, personagens e situações que, de tão verdadeiros na sua criatividade ficcional, quase, quase nos parecem reais, desafiando os leitores para o prazer de ler.
Aquela tarde do mês de Junho mais quente dos últimos vinte anos estava a tornar-se um desafio sobre o tempo presente, um tempo que, apesar de presente, apenas se deixava avistar à distância, em fragmentos, em ecos só parcialmente ordenados. A lassidão tomava posse do seu corpo e as pálpebras insistiam em fechar-se. Mas continuava a ver o rio, lá em baixo, pachorrento, a desaguar num mar de sargaços, porque para ver bastava-lhe imaginar com intensidade, como diria o seu Teixeira Gomes. Pelos vistos, esta coisa do ver e do olhar tem muito que se lhe diga, tanto mais que as alucinações aproximam o mundo real do mundo dos sonhos, esbatendo alguma diferença irremediável. Ana regressou, então, às suas raízes existenciais – a infância, a adolescência, a paisagem e o mais que se seguiu.