É algo embaraçoso que, no geral, os católicos conheçam tão insuficientemente os textos basilares da sua fé, satisfazendo-se, tantas vezes, com o contacto mínimo com estes que as leituras a cada domingo lhes proporcionam. Corrigindo esta situação, o novo livro de Domingos Areais convida os crentes a crescer em familiaridade com o Novo Testamento por meio do estudo dos textos.
O autor sublinha a individualidade de cada um dos escritores sagrados, iluminando a maneira hábil como cada evangelho está construído por forma a realçar o aspecto da pessoa e mensagem de Jesus mais caro ao autor e à comunidade a que ele se dirigia. Obtém-se assim um retrato poliédrico, mas nunca contraditório, da figura de Jesus — que tem, porém, de ser complementado com o que se colhe nas cartas desse incansável apaixonado de Cristo, Paulo.
Areais explora-as com erudição, desvelando o cristocentrismo implacável que as anima.
Ler mais
Domingos Areais
Nasceu a 30 de agosto de 1966, na freguesia de São Pedro Fins, concelho da Maia, distrito do Porto.
Fez a licenciatura em Teologia e o mestrado em Antropologia Teológica, na Universidade Católica Portuguesa (Porto), com dissertação publicada na Biblioteca Hvmanistica e Teologica, sob o título Os desafios da Pós-Modernidade à Evangelização.
Frequentou o Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália), concluindo a Licenza Canonica, em 2014, com tese sobre o texto da Anunciação – Khaire, kekharitoumène. Studio Esegetico e Teologico del Saluto dell’Angelo a Maria; integrado no plano de estudos desta Licenza, frequentou um semestre na Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel). Defendeu a tese de doutoramento – A Páscoa de Jesus, partogénese da nova humanidade. Estudo exegético e teológico de Jo 16,16-33 –, na Faculdade de Teologia da UCP, na especialidade de Teologia Bíblica, em 2020.
Investigador na área das Ciências Bíblicas, domina cinco línguas antigas – grego,hebraico, latim, aramaico e siríaco – e seis modernas – castelhano, francês, inglês, italiano, alemão e japonês; estudou inglês no É, atualmente, padre da diocese do Porto. Foi prefeito no Seminário do Bom Pastor e professor do Colégio de Ermesinde (1990–1991); pároco de Arrifana e Romariz, Feira (1992-2004); Missionário Fidei Donum, nas paróquias de Ibaraki e Takatsuki, na diocese de Osaca, Japão (2005-2010). Foi pároco de S. Pedro Fins e Folgosa (2014-2023), tendo sido nomeado pároco de Ermesinde e Diretor Diocesano da Rede Mundial de Oração pelo Papa (A.O.), em 19 de julho de 2023.
Ler mais