Partilhar

Desconto: 20%
13,52 € 16,90 €

Sinopse

Prémio Jabuti de Melhor Romance.

Em Manaus, grande porto do rio Amazonas, vive-se a época dourada da Febre da Borracha, no dealbar do século XX. Na casa da família de Halim a convulsão é de outra natureza. Yaqub e Omar são gémeos idênticos, nascidos no seio de uma família de origem libanesa. Parecem-se muito, mas por dentro são opostos. Yaqub é silencioso e introspectivo, e passa o tempo com a cabeça enfiada nos livros. Por seu lado, Omar, o preferido da mãe, é de carácter alegre e impulsivo. Une-os - ou separa-os - a paixão pela mesma mulher e a disputa pelo amor dos pais. Depois de uns anos a viver no Líbano, Yaqub regressa ao Brasil e instala-se numa vida de sucesso. Omar, pelo contrário, entra numa espiral de vícios, rancores, conflitos insolúveis e relações incestuosas. Há ainda Nael, filho da empregada da casa. Também ele tem os seus fantasmas, e tenta, na busca pela identidade do pai, reconstruir o seu passado. É ele quem nos conta a história do lento declínio da família, numa casa que se desfaz, imersa no sufocante calor da Amazónia, num quotidiano minado pela paixão, a vingança e o incesto.

Ler mais

Autor

Milton Hatoum

Milton Assi Hatoum (Manaus, 19 de agosto de 1952) é escritor, tradutor e professor, sendo considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil.
Descendente de libaneses, ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia em Berkeley.
Escreveu quatro romances: Relato de Um Certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte e Órfãos do Eldorado. Os três primeiros romances venceram o prémio Prémio Jabuti de melhor romance; o penúltimo venceu o Prémio Portugal Telecom de Literatura.
As obras de Hatoum abordam habitualmente o tema dos lares desestruturados, nelas perpassando uma tendência política. Nas duas últimas obras, Dois Irmãos e Cinzas do Norte, Hatoum faz uma subtil crítica ao regime militar brasileiro.

Ler mais