Partilhar

Desconto: 20%
16,76 € 20,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Livro parcialmente autobiográfico, que conjuga ficção, memória e sonho, Divórcio é considerado uma das mais entusiasmantes redescobertas literárias do momento, que coloca Susan Taubes ao lado das maiores figuras da literatura contemporânea. 

Um romance inovador e brilhante sobre o colapso de um casamento, mas acima de tudo a descrição do abismo que se abre entre uma mulher e o seu mundo interior e exterior. 

Sophie Blind, a protagonista desta história, revisita o passado e interpreta o presente, escava os recantos da sua consciência, por meio de episódios fragmentados, avanços e recuos — para descobrir no seu casamento, e no dos seus pais, um processo de anulação de si própria e de crescente atracção pela morte, somente interrompido pelo acto da escrita. 

Divórcio foi publicado em 1969 e, à época, largamente ignorado. Com a morte precoce por suicídio da sua autora acabou por cair no esquecimento. Experimental, negro e espirituoso, é o primeiro romance de Susan Taubes, uma das mentes mais interessantes do século XX. 


Ler mais

Amostra

Autor

Susan Taubes

Susan Taubes (1928–1969), nascida Judit Zsuzsanna Feldmann, cresceu em Budapeste, na Hungria, no seio de uma família judaica.

Filha de um psicanalista e neta de um rabino, emigrou para os EUA em 1939. Estudou Filosofia e Religião em Jerusalém, na Sorbonne e em Harvard. Em 1949, casou com o filósofo e académico Jacob. Entre 1960 e 1969, ensinou Religião, foi curadora da Bush Collection of Religion and Culture e membro do Open Theater.

Inteligente e cosmopolita, pertencente à elite intelectual da época, Susan conjugou carisma e fascínio em vida. Nos seus círculos sociais mais próximos contava-se, por exemplo, Susan Sontag, confidente e amiga íntima. Escreveu dois romances, Divórcio e Lament for Julia, ainda inédito. O seu suicídio por afogamento ocorreu pouco depois da publicação do primeiro, em novembro de 1969.


Ler mais