Partilhar

Direito de Autor em Portugal, nos PALOP, na União Europeia e nos Tratados Internacionais

Patrícia Akester


Versão em Ebook

Desconto: 10%
33,29 € 36,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este manual de direito de autor examina a protecção autoral concedida em diversos ordenamentos jurídicos nacionais (nomeadamente, Portugal e PALOP), na União Europeia e nos instrumentos jurídicos internacionais fundamentais. Deste modo, o presente estudo identifica as principais características e tendências do direito de autor a nível nacional, regional e internacional. A metodologia empregue assenta no exame da legislação e jurisprudência nacionais e europeias relevantes, tendo em conta a necessidade de conhecer não apenas a lei mas, também, a interpretação judicial de que esta é alvo, contrastando-se, quando possível, as tendências do sistema prevalente na Europa Continental com as que imperam no sistema da Commonwealth. A obra inclui sumários dos pontos principais de cada capítulo, bem como um anexo com extractos legislativos.

Lei da Cópia Privada
A análise de Patricia Akester, consultora da Sérvulo, numa entrevista conduzida por Hugo Bragança Monteiro. "Direito a Falar" de 13 de Maio de 2015.


VER POR DENTRO Ver página inteira

Ler mais

Autor

Patrícia Akester

Patrícia Akester, é licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa, Mestre em Direito da Propriedade Intelectual pela University College of London e Doutorada em Direito de Autor e os Desafios da Tecnologia Digital pelo Queen Mary Intellectual Property Research Institute, Queen Mary University of London.
Encontra-se inscrita na Bar Association of England and Wales, Lincolns Inn, como Registered European Lawyer, desde 2009 e na Ordem dos Advogados, desde 1996. 
A nível internacional, entre as entidades solicitadoras do seu apoio jurídico incluem-se a Fieldfisher (Londres), a Bristows (Londres), a UNESCO (Paris), a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (Paris, Lisboa), a Movie Pictures Association of America (California) e a Anne Frank Fonds (Basel). 
Em Portugal, foi consultora da Sérvulo & Associados entre 2012 e princípios de 2019 e fundou a respectiva Clínica de Propriedade Intelectual, dedicada às empresas de tecnologia, em 2015. 
Em Fevereiro de 2019 fundou um Gabinete exclusivamente dedicado à Propriedade Intelectual, à Inteligência Artificial e à Cibersegurança.
É Vice Presidente do Instituto Luso Árabe para a Cooperação, desde 2017 e membro do Conselho Consultivo da Exputnik, Aceleradora de Empresas Internacional, desde 2014.
É Associate do Centre for Intellectual Property and Information Law, da Universidade de Cambridge, desde 2012, tendo-se dedicado exclusivamente à investigação e docência, na mesma Universidade, entre 2002 e 2012.
Tem múltiplas obras publicadas, sobretudo no Reino Unido, na área do Direito de Autor, sendo co-autora do livro Sterling on World Copyright Law (Londres, Sweet & Maxwell) desde 2009.
Publicou, em português, em 2004, O Direito de Autor e os Desafios da Tecnologia Digital (Cascais, Principia), em 2013, O Direito de Autor em Portugal, nos PALOP, na União Europeia e nos Tratados Internacionais (Coimbra, Almedina) e, em 2017, o Código de Direito de Autor Anotado (Coimbra, Almedina). 
Já proferiu conferências na Europa, na América do Norte, na América do Sul e na Ásia.
Em Maio de 2019 foi-lhe conferido o Prémio Pró-Autor pela Sociedade Portuguesa de Autores.
É colunista do Insider, Diário de Notícias, desde Agosto de 2019.


Ler mais