Partilhar

Dicionário Internacional da Outra Economia

Coleção CES

A. D. Cattani, J.- L. Laville, L. I. Gaiger, P. Hespanha

Indisponível


Desconto: 20%
32,72 € 40,89 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Dicionário Internacional da Outra Economia está sintonizado com os ideais e as realizações objectivas da outra economia, aquela que se apresenta como alternativa material e humana superior à economia capitalista. A obra visa divulgar, para um amplo público, os conceitos e as teorias mais marcantes sobre as alternativas à economia capitalista presentes em uma literatura especializada e, por vezes, demasiado hermética para não-iniciados. Neste Dicionário, analisam-se temas tão diversos quanto os fundamentos e as modalidades da outra economia ou os marcos históricos do pensamento alternativo, a par de outros mais específicos relacionados com as empresas recuperadas, as redes de colaboração solidária, as finanças solidárias, a responsabilidade social ou o comércio justo. Espera-se ajudar a tornar mais inteligíveis as insuficiências do sistema económico dominante, a reconhecer a existência de lógicas distintas de produzir e de (con)viver e a discernir a presença, resistente ou emergente, de outras economias mais justas e solidárias.

Recensão:
Publishnews - Lançamentos «Por uma outra economia»

Ler mais

Autor(es)

A. D. Cattani

Doutor pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne, com pós-doutorado na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales. Professor Titular de Sociologia (Dept. de Sociologia e Programa de Pós-Graduação em Sociologia) da UFRGS (Porto Alegre, Brasil). Pesquisador CNPq. Autor e organizador (com Lorena Holzmann) do Dicionário de Trabalho e Tecnologia (Prêmio Açorianos 2007).

Ler mais

J.- L. Laville

Sociólogo e economista, foi pesquisador e Diretor de Pesquisa do CNRS. Atualmente, é Professor Titular da cátedra Relations de Service e pesquisador no LISE - CNRS - NAM (França). É Coordenador para a Europa do Karl Polanyi Institute. No Brasil, dirige, com Antonio David Cattani, a série Sociedade e Solidariedade (Editora da UFRGS) e publicou, como co-autor, o livro Economia Solidária: uma abordagem internacional (2004) e, como co-organizador, a obra Ação Pública e Economia Solidária (2006).

Ler mais

L. I. Gaiger

Doutor em Sociologia (Université Catholique de Louvain). Há anos, dedica-se a estudos sobre os movimentos sociais e a economia solidária. Coordenou a pesquisa nacional Características e Tendências da Economia Solidária no Brasil (Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas UNITRABALHO), tendo integrado a Coordenação do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Coordena a Cátedra da UNESCO Trabalho e Sociedade Solidária e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil). Publicou livros e artigos, entre os quais Sentidos e Experiências da Economia Solidária no Brasil (Org., 2004).

Ler mais

P. Hespanha

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professor da Faculdade de Economia e membro fundador do Centro de Estudos Sociais, onde lidera o Núcleo de Cidadania e Políticas Sociais. Coordenador do Programa de Mestrado em Sociologia “Políticas Locais e Descentralização. As Novas Áreas do Social”. Tem investigado, ensinado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social.

Ler mais