Detalhes do Produto
- Editora: Publicações Europa-América
- Coleção: Estudos e Documentos
- Categorias:
- Ano: 1992
- ISBN: 5601072042711
- Número de páginas: 182
- Capa: Brochada
Sinopse
Henri Laborit empenha-se num trabalho extraordinário, que muito interessa a todos os homens dos nossos dias: reunir os fios aparentemente esparsos das três grandes ciências deste final do século XX - a astrofísica, a física das partículas e a biologia. Como passar do Big Bang para o desenvolvimento celular? Como se estabelece uma comunicação entre o vácuo quântico e os buracos negros? Quais as relações ente os electrões e a angústia?
Na presente obra, Henri Laborit convida-nos para uma fabulosa viagem que transporta o leitor desde a criação do Universo até à reacção agressiva de um rato numa gaiola de laboratório, dos homenzinhos verdes (que não existem, diz ele) aos encantos e à beleza de um corpo humano.
Desde 1950 que Laborit explora os mecanismos dos seres vivos, descobrindo novas drogas nos domínios da anestesia, cardiologia ou psiquiatria. Contudo, a sua trajectória social e científica é contemplada tanto pelo reconhecimento dos americanos como pela incompreensão dos seus compatriotas.
Quanto ao grande público, apenas descobre Laborit e a sua obra graças à dezena de livros que publicou a partir de 1968 e, sobretudo, graças ao polémico filme de Alain Resnais, O Meu Tio da América.