Partilhar

Desconto: 20%
10,32 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Desceram em silêncio as densas colinas do deserto, de olhar perdido nos confins do vale a que os trouxera a chamada de Ma el Aïnine, sheik da cidade santa de Smara. Vinham do Sul, da Mauritânia, do Sudão e mesmo da longínqua Tombuctu, fugidos do mundo de areias e de sonhos devastado pela guerra, e unidos todos na surda inquietação que aproximava guerreiros e crianças, doentes, velhos, mulheres e animais, partiram para uma derradeira e desesperada viagem a caminho do seu próprio fim.
Foi desta pobre gente, sem piedade perseguida e massacrada pelos conquistadores franceses, que descendeu a jovem Lalla, a menina da grande cidade junto ao mar, que mais tarde serviria como criada num hotel sórdido de Marselha, para tornar-se por fim uma celebrada cover-girl, descoberta por um fotógrafo de modelos.
Porém, não obstante todas as experiências que usualmente transformam os seus conterrâneos emigrantes em escravos adormecidos e submissos, nunca a abandonou o desejo de regressar ao deserto à terra estranha onde encontrara aquele que não mais deixou de a habitar como uma obsessão e um enigma.

Ler mais

Autor

J.M.G. Le Clézio

Jean-Marie Gustave Le Clézio nasceu em Nice, a 13 de Abril de 1940. Até meados dos anos 70, a sua obra, que conheceu logo de início um grande sucesso, foi muito marcada pelas pesquisas formais do «novo romance». Depois, o interesse pela história da sua própria família, o amor das viagens e o fascínio que nutria pelas culturas ameríndias encaminharam-no para novos modelos literários, tendo por base o mito e uma extraordinária riqueza imagética, de pendor quase alucinatório. É autor de mais de quarenta obras de ficção(romances, contos e novelas), bem como de alguns ensaios. Em 1963, logo no início da sua carreira, recebeu o Prémio Renaudot. Em 2008, foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Literatura.

Ler mais