Partilhar

Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas II - Itália e Portugal

Nicholas Turner

Em Stock



Desconto: 10%
31,50 € 35,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os tesouros escondidos e pouco apreciados dos desenhos antigos de mestres, em coleções públicas e privadas portuguesas, foram apresentados ao público europeu em 2000-2001 com a exposição Desenhos dos Mestres Europeus em Coleções Portuguesas, organizada pelo Centro Cultural de Belém (CCB), Lisboa, e realizada no Museu Fitzwilliam, Cambridge; no CCB; no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto (com versão reduzida exposta no Prado, em Madrid, em 2002).

Passadas duas décadas, é tempo de dar a conhecer a uma nova geração a vitalidade da tradição de colecionar desenhos de antigos mestres em Portugal, prática que remonta ao início do século XVI, e que hoje é ainda mais vibrante do que em muitos outros países europeus. (...) a seleção inclui aquisições recentes feitas pelo Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, incluindo obras de Carlo Maratti e Giovanni Battista Merano, além de um terceiro desenho de Polidoro da Caravaggio.

Não existe melhor testemunho da vitalidade da tradição de colecionar e do contínuo interesse pelos desenhos dos Antigos Mestres em Portugal.

Ler mais

Autor

Nicholas Turner

Nicholas Turner, historiador de arte independente, foi anteriormente conservador adjunto do Departamento de Estampas e Desenhos do British Museum, em Londres, e curador de Desenhos no J. Paul Getty Museum, Los Angeles. Das suas numerosas publicações, fazem parte "The Paintings of Guercino: A Revised and Expanded Catalogue Raisonnée"; "From Michelangelo to Annibale Carracci: A Century of Italian Drawings from the Prado"; "European Master Drawings from Portuguese Collections"; "European Drawings in the J. Paul Getty Museum, 3: Catalogue of the Collections"; "Drawings by Guercino in British Collections"; "Florentine Drawings of the Sixteenth Century; and "Roman Baroque Drawings, c. 1620 to c. 1700, in the British Museum".


Ler mais