Partilhar

De Sarajevo à Conferência de Paz: origens e consequências da Primeira Guerra Mundial no centenário do Armistício

Joaquim Rafael Caimoto Duarte

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
25,20 € 28,01 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A 11 de Novembro de 1918 foi assinado o Armistício entre os Aliados e a Alemanha, pondo fim à catástrofe da Primeira Guerra Mundial iniciada a 3 de Agosto de 1914, que causou cerca de dez milhões de mortos.
A instabilidade da região balcânica, resultante do colapso do Império Otomano, levou ao confronto entre a Sérvia apoiada pela Rússia e a Áustria-Hungria, aliada da Alemanha. O assassinato a 28 de Junho de 1914, do Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono austríaco, foi a causa imediata da guerra, sobre cujas origens remotas não há consenso entre os historiadores, desde há um século.
A segunda parte deste livro respeita à Conferência de Paz, iniciada em Paris a 18 de Janeiro de 1919, que terminou com a assinatura dos Tratados de Paz, dos quais o mais importante foi o Tratado de Versailles, severamente criticado, mesmo nos países vencedores. Foi o caso do economista John Maynard Keynes, que o considerou a imposição de uma "Paz Cartaginesa" por ser excessivamente punitivo em matéria de reparações, bem como perdas de territórios e populações em prejuízo da Alemanha, cuja humilhação e revolta causou a radicalização da política alemã no pós-guerra. O senado dos Estados Unidos rejeitou a ratificação do referido Tratado, contrariando a iniciativa do Presidente Wilson de estabelecer uma nova ordem internacional mediante a criação de uma Sociedade das Nações.
A Primeira Guerra Mundial está na origem dos acontecimentos mais importantes do século XX, ou seja, a Revolução Comunista na Rússia em 1917, a Segunda Guerra Mundial e a perda da Hegemonia da Europa no mundo, o que explica que, docorridos 100 anos, continuem os debates sobre o assunto.

Ler mais

Autor

Joaquim Rafael Caimoto Duarte

Ler mais