Partilhar

Da Conquista de Lisboa à Conquista de Alcácer - 1147-1217: definição e dinâmicas de um território de fronteira

Coord.: Isabel Cristina F. Fernandes, Maria João Violante Branco

5 dias


Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um conjunto de investigadores reavalia a forma como os setenta anos que medeiam entre as conquistas de Alcácer e de Lisboa (1147-1217) configuraram e condicionaram o desenvolvimento de um território sempre considerado de fronteira, cuja efectiva estruturação e caracterização ultrapassa em muito aquilo que concebemos como um território apenas de fronteira e acerca do qual sabemos hoje muito mais do que há alguns anos atrás.

Nesta obra repensa-se a realidade dessa Marca ocidental hispânica, que se revelaria tão fundamental para o nascente reino português, tal como para o mundo islâmico.

Introdução de José Mattoso.

«Costumo comparar a escrita da História à montagem da maquete de um edifício que já não existe. A maquete é feita de peças imaginárias criadas à custa de deduções de textos e de imagens agregados num todo coerente, mas inseguro e, por isso, provisório. Neste caso pretendemos explicar o que aconteceu há uns setecentos anos na zona de fronteira entre cristãos e muçulmanos, ou seja, no vale do Tejo entre 1147 e 1217.»
José Mattoso

Ler mais

Autor(es)

Isabel Cristina F. Fernandes

Ler mais

Maria João Violante Branco

Ler mais