Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Como acontece com tantos filhos de pais excepcionais, também Sancho I (1154-1211) foi “maltratado” pela historiografia, que o relegou, sem qualquer piedade, para um estatuto de rei apagado, de perfil muito menos brilhante que seu pai, o fundador da pátria. Essa visão redutora não faz justiça ao monarca que parece resvelar-se quando se estuda a sua documentação tentando libertá-lo de juízos apriorísticos.

Com efeito, o segundo rei de Portugal contribuiu de forma decisiva para a consolidação do território que seu pai tanto se esforçara por alargar. A partir do momento em que se encontrou a sós no poder, começou a delinear uma redefinição dos moldes de estruturação e domínio do reino, protagonizando um reinado interventivo e belicoso, onde se destacam a importância dos serviços de chancelaria na ordenação jurídica do reino, a itinerância régia, a concessão de forais e o desempenho de funções judiciais e guerreiras pelo monarca, como elementos constitutivos de um renovado sentido de realeza, que se vê a si própria como uma entidade jurídica superior e ordenadora dos restantes corpos sociais, onde a figura do monarca é muito mais visível que anteriormente.

As catástrofes naturais, as fomes e as pestes que assolaram os anos centrais do seu reinado, aliadas a uma endémica luta contra certos sectores da nobreza e do clero, não lhe facilitariam, a nível interno, a prossecução da tarefa que se propusera, e que, a nível externo, um imparável império almóada, e as eternas guerras contra Leão e Castela, também haviam de dificultar.

A guerra civil que assolou o final do seu reinado, e a doença que o perturbou profundamente durante os últimos meses da sua existência, concluem com um toque acrescido de dramatismo uma vida que parece sempre ter sido pautada pelas dificuldades e contratempos, mas ainda assim vivida com muita intensidade e teimosia, de uma forma quase extremada. Atravessada por questões de soberania e momentos de lazer, pazes e campanhas bélicas, vida de corte e conflitos, sucessos e insucessos, esta foi uma característica vida de monarca peninsular da viragem do século XII.

Este livro é sobre a história desse homem, e sobre a época em que viveu.

Ler mais

Autor

Maria João Violante Branco

Ler mais