Partilhar

D. Manuel II - A biografia do último Rei de Portugal

João Ferreira Almeida

Em Stock



Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Foi uma tragédia que levou um jovem de 18 anos ao trono português... e para reinar durante um dos períodos mais conturbados da nossa História. 

A 1 de fevereiro de 1908, D. Manuel viu o pai, o rei D. Carlos, e o irmão, D. Luís Filipe, príncipe herdeiro, morrerem num violento tiroteio. De repente, o infante que só queria «reger uma orquestra» tornava-se rei. O último rei de Portugal.

Homem charmoso, amante e mecenas da cultura, D. Manuel II marcou a História de Portugal na diplomacia, na política e nas artes. No entanto, o seu legado acabaria distorcido e manchado pela perseguição constante de republicanos e pela traição de monárquicos, que julgava serem-lhe próximos. 

Quem foi, afinal, D. Manuel II? 

Noventa anos depois da sua morte, o historiador João Miguel Almeida procura responder a essa pergunta numa biografia fascinante, a de um homem que nunca deveria ter sido rei, mas que acabou por subir ao trono para, dois anos depois, assistir à implantação da república e ser atirado para o exílio da pátria que nunca deixou de amar.

Ler mais

Autor

João Ferreira Almeida

João Miguel Almeida é investigador integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC/NOVA) e investigador associado do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa. É professor auxiliar convidado da Universidade Aberta. Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL), mais tarde obteve também o grau de mestre em História dos Séculos XIX e XX. Em 2013, defendeu a tese de doutoramento na especialidade de História Contemporânea. É autor de vários livros, dos quais se destaca A Oposição Católica ao Estado Novo e Da Monarquia à República.

Ler mais