ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

Cunhal, Brejnev e o 25 de Abril

José Milhazes

Em Stock


Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Que influência teve a União Soviética no 25 de Abril? Conspirou para instaurar uma revolução comunista em Portugal?
Qual o papel de Álvaro Cunhal e do PCP na complicada teia política do PREC? Que tipo de relação mantiveram com o Komintern e a URSS de Brejnev? Os comunistas portugueses ajudaram a combater o arqui-rival norte-americano no contexto da Guerra Fria?

Estas e outras questões são respondidas em Cunhal, Brejnev e o 25 de Abril. Escrito com base em entrevistas, testemunhos e documentos inéditos, este livro vem desconstruir os mitos criados em torno da acção e objectivos da URSS nos anos que  se seguiram à Revolução dos Cravos. Da autoria de José Milhazes, correspondente da SIC em Moscovo e um profundo conhecedor das relações luso-soviéticas, esta obra lança uma nova luz sobre um dos aspectos menos conhecidos da história de Portugal recente.


Ler mais

Autor

José Milhazes

José Manuel Milhazes Pinto nasceu a 2 de Outubro de 1958 na Póvoa de Varzim. Em 1977, parte para a União Soviética a fim de cursar História da Rússia e assistir à "construção do comunismo", levando a cabo os seus estudos na Universidade Estatal de Moscovo. Formado em 1983, constituiu família e ficou a residir na URSS. A 8 de Agosto de 1989, escreve a primeira crónica para a TSF e, no ano seguinte, com o lançamento do jornal Público, torna-se seu correspondente em Moscovo. Em 2002, começa também a colaborar com a SIC. A longa permanência na União Soviética e, depois, na Rússia, permitiu-lhe assistir e participar num dos períodos mais conturbados do séc. XX: a queda da "cortina de ferro" e a formação de novos Estados no Leste da Europa. Mantém o blogue www.darussia. blogspot.com, alojado no sítio electrónico do jornal Público.

Ler mais