Partilhar

Cultura da Modernidade e Evangelização - Vol. 3

Arnaldo de Pinho

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
24,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O que liga os textos deste volume 3 das «Obras Escolhidas» de Arnaldo de Pinho é a evangelização dentro da cultura poliédrica da Modernidade. A situação cultural dos tempos em que vivemos, marcada por coordenadas históricas que podem resumir-se no conceito de globalização, é olhada pelo autor a partir duma leitura «moderna» da teologia. A boa teologia é aquela que procura compreender o tempo da sua própria reflexão, sem que isso signifique um afastamento das fontes da revelação, incluindo a tradição e o chamado magistério da Igreja.
Citando o cardeal Martini, o autor afirma no prólogo deste volume que cada tempo novo exige uma evangelização nova. E explica em que consiste essa novidade: «nova, não pelos seus métodos, nem pela sua tensão espiritual ou pelas suas características, que são as de sempre, mas porque é novo o contexto histórico e mental.
Trata-se, portanto, de conseguir uma nova capacidade evangelizadora num contexto que mudou, e dentro do qual devemos cordialmente situar-nos». É essa cordialidade inteligente que ressoa neste volume, da primeira à última página.

 

Ler mais

Autor

Arnaldo de Pinho

Nasceu em Arouca em 1942. Depois de completar os estudos teológicos no seminário do Porto, matriculou-se na Universidade de Estrasburgo (entre 1971 e 1976) onde frequentou cursos na área da filosofia e da teologia, do alemão e da cultura francesa, tendo-se doutorado em Ciências Religiosas com uma tese sobre a questão da interpretação da Bíblia e do dogma. Mais tarde doutorou-se também em teologia católica na Universidade Pontifícia de Salamanca com uma tese sobre o pensamento de D. António Ferreira Gomes. Foi professor catedrático na Faculdade de Teologia da UCP – Porto, tendo-se jubilado em 2012. Nesta mesma Universidade foi o 1º director do Centro de Estudos do Pensamento Português, cargo que ocupou até à jubilação.


Ler mais