Partilhar

24,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este é o volume V, e último, da Obras Escolhidas, de Arnaldo de Pinho. Nestes 5 volumes foi reunido o mais importante da produção teológica dum dos poucos pensadores portugueses na área da teologia com vasta obra publicada.

Sem nunca perder a noção do seu lugar institucional, Arnaldo de Pinho deu sempre mostras dum espírito sagaz e sereno, e por isso crítico, e foi durante o seu magistério académico uma voz respeitada dentro e fora da esfera da teologia, porventura até mais fora da esfera da teologia.

Neste volume são reunidos escritos dispersos por vários lugares científicos e académicos, mas também evocações de personalidades tão diversas e importantes como Sophia, José Augusto Seabra, D. António Francisco dos Santos, Paul Ricoeur, etc.

Em comum em todos os textos (e na sua obra) o diálogo da teologia com a cultura e a modernidade.


Ler mais

Autor

Arnaldo de Pinho

Nasceu em Arouca em 1942. Depois de completar os estudos teológicos no seminário do Porto, matriculou-se na Universidade de Estrasburgo (entre 1971 e 1976) onde frequentou cursos na área da filosofia e da teologia, do alemão e da cultura francesa, tendo-se doutorado em Ciências Religiosas com uma tese sobre a questão da interpretação da Bíblia e do dogma. Mais tarde doutorou-se também em teologia católica na Universidade Pontifícia de Salamanca com uma tese sobre o pensamento de D. António Ferreira Gomes. Foi professor catedrático na Faculdade de Teologia da UCP – Porto, tendo-se jubilado em 2012. Nesta mesma Universidade foi o 1º director do Centro de Estudos do Pensamento Português, cargo que ocupou até à jubilação.


Ler mais