Partilhar

Cultura Chinesa, Uma Perspetiva Ocidental

Fora de Coleção

Coord: Ana Cristina Alves, Carmen Amado Mendes

Em Stock



Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Da Filosofia Chinesa antiga em contraste com a Ocidental, somos conduzidos à Filosofia Política e Economia contemporâneas, bem como a algumas imagens que hoje temos da China no Ocidente. A aliança com a tradição deste povo, que tão bem preserva a sua memória cultural, levou-nos a apresentar algumas das principais e mais representativas festividades chinesas, além de aspetos fundamentais da mitologia e da simbologia animal. Seguindo o fio condutor linguístico, incluímos leituras hermenêuticas e etimológicas de caracteres decisivos para a compreensão do mundo chinês.
«Cultura Chinesa, Uma Perspetiva Ocidental» apresenta a China Contemporânea sempre em ligação com a sua cultura tradicional, contribuindo para o diálogo e aprofundamento dos estudos sinológicos em Portugal. A obra não se destina em exclusivo a leitores especializados, pois conta com uma introdução pormenorizada à língua chinesa, tabelas cronológicas relativas à história e filosofia chinesas, abundantes notas explicativas e uma longa lista bibliográfica com sugestões de leitura complementar.

Ler mais

Autor(es)

Ana Cristina Alves

Ana Cristina Alves é doutorada em Filosofia da História, da Cultura e da Religião pela Universidade de Lisboa e  coordenadora do Setor Educativo e da área de tradução chinês/português no Centro Científico e Cultural de Macau.


Ler mais

Carmen Amado Mendes

Doutora (Ph.D.) pela School of Oriental and African Studies (SOAS), Universidade de Londres (2004). Professora Auxiliar da Licenciatura e do Mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) desde 2006 (unidades curriculares leccionadas: China Contemporânea, Negociação Internacional, Introdução à Diplomacia, Geopolítica e Geoestratégia, Metodologia, e Actores e Dinâmicas Regionais); Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais e da Licenciatura e do Mestrado em Relações Internacionais em 2009-2011. Membro da Direcção da European Association for Chinese Studies (EACS) desde 2008. Vogal da Direcção da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP) em 2006-2010 e Presidente da Secção de Relações Internacionais da APCP em 2010-2012.
Co-fundadora do Observatório da China – Associação para a Investigação Multidisciplinar de Estudos Chineses, em 2005. Consultora para o Mercado Chinês (2004-2006) e sócia-fundadora da empresa “ChinaLink, Consultores Lda”. Professora convidada do Mestrado de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade de Macau (2005-2006). Investigadora de Pós-Doutoramento no Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2005-2006). Auditora de Defesa Nacional, Instituto de Defesa Nacional (2005). Monitora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade Técnica de Lisboa (1998-1999). Mestre (Diplôme d’Études Approfondies) pelo Institut des Hautes Études Européennes, Universidade Robert Schuman, Estrasburgo (1998). Licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade Técnica de Lisboa (1997). Várias publicações na área das políticas interna e externa chinesas. Investigadora Responsável do projecto "Uma Análise da Fórmula ‘Um País, Dois Sistemas’: O Papel de Macau nas Relações da China com a UE e os Países de Língua Portuguesa," no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Ler mais