Compreender a PHDA - Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
José Boavida, Margarida Almeida, Cláudia Alfaiate
Sujeito a confirmação por parte da editora
Poderá gostar
Detalhes do Produto
Sinopse
Compreender a PHDA pode bem ser um primeiro passo para apoiar, acolher e, quem sabe, transformar vidas. PHDA são quatro letras que dizem muito, mas confundem muita gente. Significam perturbação de hiperatividade e défice de atenção. Em termos simples, é uma forma diferente de o cérebro funcionar. Pessoas com PHDA podem ter dificuldade em manter a atenção, controlar impulsos e manter-se quietas – mas isso não significa que sejam menos inteligentes, menos capazes ou “mal-educadas”. É apenas uma maneira diferente de viver o mundo, mas que pode ter um impacto significativo no funcionamento do indivíduo e dos seus próximos.
Este livro foi escrito para quem quer entender a PHDA de forma simples, direta e humana: sem linguagem técnica muito complicada, sem julgamentos e com alguns exemplos do dia a dia.
Se é profissional de saúde, mãe, pai, educador ou alguém que vive com PHDA, encontrará aqui explicações claras, estratégias práticas e, acima de tudo, informação e alguma empatia. Fala-se sobre o que é a PHDA, como se manifesta em diferentes idades, como é feito o diagnóstico e quais são as opções de tratamento. Este é assim um guia essencial para quem quer ajudar, apoiar ou simplesmente compreender melhor o que é viver com PHDA.
· O que é a PHDA?
· A PHDA é uma entidade recente?
· A PHDA é um problema comum?
· Qual é a causa da PHDA?
· Como se manifesta a PHDA?
· Como é feito o diagnóstico?
· Quais são os aspetos importantes da avaliação?
· Que outros problemas podem estar associados à PHDA?
· Quais são os aspetos gerais da terapêutica?
· A intervenção envolve sempre fármacos?
· Quais são os fármacos mais usados?
· Evolução e prognóstico?"