Partilhar

Cidade Participada: Arquitectura e Democracia. Operações SAAL - Algarve

Miguel Reimão Costa, Ana Alves Costa

Em Stock



Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

AO QUARTO VOLUME, A GRANDE COLECÇÃO DEDICADA ÀS OPERAÇÕES SAAL, EXPERIÊNCIA URBANÍSTICA E SOCIAL ÚNICA DO PÓS-25 DE ABRIL, CHEGA AOS ÍNDIOS DA MEIA PRAIA E AO ALGARVE.

«Um dia, no Diário de Lisboa acabado de chegar, vinha mais uma grande notícia: o secretário de Estado da Habitação, arquitecto Nuno Portas, anunciava um programa nacional para eliminar, através de equipas sob responsabilidade de arquitecto, os bairros de barracas improvisadas e insalubres […]

Jornal debaixo do braço e a caminho da Meia Praia, para dar a novidade aos índios da Meia Praia, desconhecidos com quem nunca tinha falado. Eram os dias do 25 de Abril, a revolução não podia esperar, tinha de chegar depressa, para muitos dos seus destinatários acreditarem e assim a consolidarem. No dia seguinte, segunda visita e a intervenção das mulheres, movidas pela esperança, ajudou a quebrar as autodefesas mentais de protecção contra promessas, e os índios da Meia Praia acreditaram e deram os primeiros passos. A novidade correu o Algarve e criou uma dinâmica própria que fez movimentar outras populações.» — José Veloso

Depois dos volumes dedicados a Oeiras, S. Victor e Antas, a colecção Cidade Participada: Arquitectura e Democracia continua a registar de forma inédita os processos, as populações envolvidas e as consequências do grande projecto de habitação democrática do país, que nasceu com o 25 de Abril de 1974. 

Ler mais

Autor(es)

Miguel Reimão Costa

Miguel Reimão Costa (Faro, 1971). Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1995. Doutorado pela mesma faculdade em 2009. Professor auxiliar na Universidade do Algarve. Investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) com projectos de investigação no âmbito da arquitectura popular em Portugal e no Mediterrâneo. Membro perito da Comissão Científica Internacional para a Arquitectura Vernácula (Icomos-Ciav). Membro da Direcção do Campo Arqueológico de Mértola.


Ler mais

Ana Alves Costa

Porto(1972) É licenciada (1996) e doutorada em Arquitetura (2016) pela FAUP.

É docente no Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUP onde, desde 2003, integra o grupo de Projeto 1.

É investigadora no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP), no Grupo Arquitetura: Teoria, Projeto, História (ATPH), onde faz parte do Conselho Editorial do Projeto de Investigação Cidade Participada: Arquitetura e Democracia, dedicado ao Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL). Exerce igualmente atividade profissional liberal como arquiteta.

Ler mais