Partilhar

Projecto e Circunstância - A Coerência na Diversidade da Obra de Rogério de Azevedo

Ana Alves Costa

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
18,90 € 21,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A prática projetual de Rogério de Azevedo (Porto, 1898-1983), reflexo das diversas condições que, a vários níveis, a moldaram, dificilmente se categoriza. Beaux-arts e art-déco, tradição clássica e modernismo são referências que nela convergem, ainda que manu­sea­das com liberdade e com sabedoria pelo seu autor. Bastaria citar, a propósito e apenas numa área circunscrita da cidade do Porto, o edifício-sede do jornal O Comércio do Porto, a Garagem para o mesmo cliente, o “arranha-céus” Maurício Macedo ou o Hotel Infante Sagres; em territórios mais distantes, as Pousadas turísticas para o SNI (Marão, Serra da Estrela e Serém); os projectos-tipo regionalizados para as Escolas Primárias do Norte e Centro do país; ou as intervenções sobre o património, onde se destacam as realizadas no Paço dos Duques em Guimarães e na Igreja de S. Pedro de Rates. Apoiada em exemplos paradigmáticos e alicerçada na vasta documentação dispersa que conseguiu reunir, Ana Alves Costa desenvolveu uma rigorosa investigação que lhe permite, agora, propor uma nova perspetiva sobre o conjunto da obra deste arquiteto. Reconhecendo a sua qualidade, comprova a erudição de Rogério de Azevedo e explica a aleatoriedade pela circunstância particular de cada projeto. Uma análise onde se encontram permanências ou constantes que acentuam, afinal, um sentido de unidade e a coerência nessa mesma diversidade.

O estudo realizado sobre esta importante figura do panorama da arquitetura portuense do século XX, não só resgata o entendimento da obra de Rogério de Azevedo de uma visão que a nossa historiografia, assente em leituras muitas vezes parciais e incompletas, tem vindo a apresentar, como representa simultaneamente um contributo para a construção de uma imagem um pouco mais completa sobre o passado e o presente da Escola do Porto.

Ler mais

Autor

Ana Alves Costa

Porto(1972) É licenciada (1996) e doutorada em Arquitetura (2016) pela FAUP.

É docente no Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUP onde, desde 2003, integra o grupo de Projeto 1.

É investigadora no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP), no Grupo Arquitetura: Teoria, Projeto, História (ATPH), onde faz parte do Conselho Editorial do Projeto de Investigação Cidade Participada: Arquitetura e Democracia, dedicado ao Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL). Exerce igualmente atividade profissional liberal como arquiteta.

Ler mais