Partilhar

Carlota Joaquina e Leopoldina de Habsburgo: rainhas de Portugal no novo mundo

António Ventura, Maria de Lourdes Viana Lyra

Em Stock



Desconto: 20%
15,92 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em 1807, perante a invasão de Portugal pelas tropas napoleónicas, a corte transferiu-se para o Brasil. D. Carlota Joaquina, mulher do príncipe regente, o futuro D. João VI, tornar-se-ia rainha de Portugal já no Novo Mundo, destino que seria partilhado com a sua futura nora, D. Leopoldina de Habsburgo, mulher de D. Pedro IV, imperatriz do Brasil e rainha de Portugal.
Carlota Joaquina (1775-1830) é talvez a mais controversa rainha de Portugal. A imagem negativa que dela ficou construiu-se em torno do seu aspeto físico, longe da harmonia e da beleza desejáveis numa princesa, e das suas características morais, sendo acusada de ambição política desmedida, de dissimulação e de traição. Carlota Joaquina manobrou habilmente nos meandros políticos peninsulares e americanos, sempre descontente com a sua situação de consorte. Acompanhou a corte na deslocação para o Brasil, onde foi motivo de embaraços diplomáticos, e, de regresso a Lisboa em 1821, assumiu posições polémicas ao rejeitar a Constituição, convertendo-se num polo aglutinador das forças antiliberais.
Leopoldina de Habsburgo nasceu em Viena, em 1797. Aos 20 anos atravessou o oceano para viver no Brasil, então sede do Reino Unido luso-brasileiro, consciente da missão que lhe cabia ao casar com o príncipe herdeiro do trono português, D. Pedro, seguindo a estratégia traçada pelas casas de Bragança e de Habsburgo, com vista à consolidação do governo monárquico absolutista na América e o seu consequente revigoramento na Europa. Cultivadora das artes e do conhecimento científico, mulher erudita e apaixonada, agente expoente na criação do Império do Brasil, faleceu ainda jovem, aos 29 anos, deixando cinco filhos pequenos, entre eles: a rainha de Portugal, D. Maria II, e o segundo imperador do Brasil, D. Pedro II.

Ler mais

Autor(es)

António Ventura

António Ventura, Professor Catedrático Emárito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Diretor do Departamento de História, do Centro de História da Universidade de Lisboa e da Área de História das Faculdade de Letras de Lisboa. É autor de uma vasta bibliografia sobre História Contemporânea, com mais de três centenas de trabalhos publicados. Tem colaboração em diversas publicações periódicas nacionais e estrangeiras.

Ler mais

Maria de Lourdes Viana Lyra

Ler mais