Partilhar

Camões Conseguiu Escrever Muito para Quem Só Tinha Um Olho...

Manuscrito Fora de Coleção

Lúcia Vaz Pedro

Em Stock



Desconto: 20%
12,72 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

À pergunta «Qual a função do apóstrofo?» o aluno responde: «Os apóstrofos são os discípulos de Jesus e andavam sempre com ele.»
A meio da aula há um aluno que levanta uma dúvida: «Professora, como é que Camões conseguia escrever tanto só com um olho?»
Honestidade acima de tudo! O que fazer quando um aluno escreve na pergunta de um teste: «Não estudei. Ou tive uma branca. Não me lembro da matéria. Pode dar nega»?
Analisando o Auto da Barca do Inferno, à pergunta «Indica o símbolo cénico do Judeu e explica a sua simbologia» o aluno responde: «É o body e serve para o judeu não ir nu para o Inferno.» Uma pequena confusão entre bode e body…
Ao pedido de explicação do famoso verso «Vai fermosa e não segura» de Luís Vaz de Camões, os alunos mostram que a imaginação não tem limites… «Este verso quer dizer que ela é bonita e ninguém lhe liga nenhuma», «Se ela não se sentia segura não devia ir», «Lianor ia toda bonita e ia sozinha, ia sem segurança, porque na época não havia seguranças».

Lúcia Vaz Pedro, professora de Português há mais de 25 anos, traz-nos alguns dos erros que foi colecionando em sala de aula, testes e exames nacionais, com a devida correção e explicação. À semelhança de Gil Vicente, o mestre que utilizava o cómico como forma de ensinar os outros, Lúcia Vaz Pedro acredita que é possível rir enquanto se ensina a falar e escrever em bom português.

Ler mais

Autor

Lúcia Vaz Pedro

Lúcia Vaz Pedro é professora do ensino secundário de Português e Francês na Escola Secundária de Inês de Castro, em Vila Nova de Gaia. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas Variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É formadora certificada na área da Língua Portuguesa, a nível nacional e internacional. Escreve crónicas para o Jornal de Notícias e para o Público. Em 2018, foi-lhe atribuída a medalha de mérito cultural pela Câmara Municipal de Gaia pela divulgação da Língua Portuguesa. Publicou mais de trinta livros (escolares, romances e livros infantis). Em 2021, iniciou-se na literatura erótica, sendo a primeira mulher em Portugal a escrever um romance deste género, Prova-me, bem-sucedida obra que, em 2023, teve continuidade em Prova-me outra vez. Participou como oradora no TEDx de Vila Nova de Gaia e foi convidada, a título de destacamento estatutário, a fazer parte do Ciberdúvidas, como consultora permanente. Lecionou Português Académico no ISCTE e é autora de manuais escolares.

Participou como oradora no TEDx de Vila Nova de Gaia e foi convidada, a título de destacamento estatutário, a fazer parte do Ciberdúvidas, como consultora permanente. Lecionou Português Académico no ISCTE e é autora de manuais escolares.

Ler mais