Partilhar

Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A publicação Burilada | Arte-factos para a Sobrevivência documenta a exposição homónima que inaugurou a Casa do Design de Matosinhos em 2016 e que apresentou um conjunto de objetos de design que se constituem como agentes de reconfiguração de cultura material no Portugal contemporâneo. Organizado em seis núcleos — Gestão, Conservação, Produção, Investigação, Demonstração e Reinvenção —, o catálogo é complementados com textos de designers e investigadores convidados a refletir sobre o tema.

Coedição
Câmara Municipal de Matosinhos

Coordenação Editorial
Francisco Providência, Helena Sofia Silva

Design Gráfico
Non-verbal Club

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Cláudia Albino

É doutorada em Design, em 2015, pela Universidade de Aveiro, com o tema: “Os sentidos dos Lugares. Valorização da identidade do território pelo design”, é mestre em Design e Marketing, em 2001, pela Universidade do Minho, e licenciada em Arquitectura, pela Universidade do Porto em 1988. É professora auxiliar do Curso de Design da Universidade de Aveiro e do Mestrado em Criação Artística Contemporânea, directora do Mestrado em Design da UA, investigadora do ID+/FCT sendo a sua principal área de investigação Design e Território. Tem desenvolvido projectos de valorização das identidades dos territórios pelo design, através da revitalização de técnicas artesanais, identificando localmente saberes significantes dos lugares e ressignificando-os através de novos sistemas de produtos e serviços glocais, amplificadores antropológicos da vida dos lugares. Neste âmbito tem participado em vários congressos e internacionais e publicado em revistas e livros da especialidade. É autora do livro “À procura de Práticas Sábias. Design e Artesanato na significação dos Territórios” publicado em 2017, com o qual obteve, em 2018, o 1º Prémio de Investigação sobre Artesanato em Portugal, tendo sido nomeada para o Prémio Investigação Ibero-Americano pelo júri português. Foi docente do Curso de Design de Interiores na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos de 1994 a 2009. E, de 1989 até 2009 desenvolveu em simultâneo actividade projectual no atelier Albino, Marta & Cardielos, representado em várias exposições de arquitectura, e distinguido, entre outros prémios, com dois primeiros prémios e um segundo prémio em concursos públicos de arquitectura em Portugal.

Ler mais

Francisco Providência

É Professor Associado convidado na Universidade de Aveiro. Nasceu em Coimbra em 1961 e formou- se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 1985.

Tem-se dedicado à actividade docente primeiro como Assistente de Design e Fotografia na Faculdade de Belas Artes do Porto de 1985-1986, de Desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto de 1986-1997 e depois como Professor Auxiliar Convidado de Projecto em Design, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro 1997-2006. É doutorado em Design, sob o tema da Poética como inovação em Design.

Tem atelier próprio desde 1985, e foi distinguido em 1999 com o Prémio Nacional de Design nas áreas da Comunicação, do Produto e do Ambiente, pelo Centro Português de Design. É consultor do Centro Português de Design e sócio fundador da loja e editora de design “Sátira design” (Porto). Ao longo da sua actividade profissional verifica-se particular atenção à construção de identidades autárquicas, nomeadamente pelo redesenho das suas insígnias, como é o caso de Coimbra, Guimarães, Ílhavo, Sa Ma da Feira, S. João da Madeira entre outras.

Tem publicado diversos artigos sobre design, nomeadamente na colectânea da GG “Arte? Diseño” orientada por Anna Calvera (2003); está representado em “Tráfego, antologia crítica da nova visualidade portuguesa” e tem participado em diversas exposições colectivas internacionais de design.

Ler mais

Helena Sofia Silva

Helena Sofia Silva é docente e investigadora em design, sediada no Porto. O seu trabalho centra-se atualmente em expressões gráficas de protesto em Portugal, partindo da atividade e do acervo do arquivo Ephemera. Autora de 'Design Português – 1980/1999' (Verso da História, 2015), colaborou nas monografias dedicadas a João Machado e Francisco Providência (Cardume, 2016). Com este último partilhou a curadoria da exposição inaugural da Casa do Design, 'Burilada | Artefactos para a sobrevivência', em 2016. Foi curadora, com José Pacheco Pereira, da exposição de cartazes de protesto 'O Que Faz Falta é Agitar a Malta' (2018), projeto selecionado na categoria Investigacíon y Diseño da BID 18 – Bienal Iberoamericana de Diseño.

Ler mais

João Nunes

Ler mais

José Bártolo

Ler mais

Rita Filipe

Ler mais