Partilhar

Brincas de Carnaval de Évora - Uma Manifestação do Património Cultural Imaterial

Rui Arimateia

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As Brincas Carnavalescas de Évora são uma tradição identitária e exclusiva de Évora, mais precisamente dos bairros periféricos da cidade, já que não lhes era permitido ir dentro de portas, desde logo por ser um teatro de rua e porque a crítica social que esta tradição contém na sua essência era censurada.

Esta prática de teatro de rua, associado à crítica social, remonta ao século XIX e teve uma grande expressão na cidade contando com inúmeros grupos que as praticavam e onde a tradição oral era fortíssima.

Atualmente contamos com os Resistentes que continuam a trabalhar afincadamente para salvaguardar este património que aqui quero saudar: o Grupo de Brincas do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, o Grupo de Brincas dos Canaviais e a Escolinha de Brincas da Casa do Povo dos Canaviais. É graças a eles que hoje esta tradição se mantém e poderá ser transmitida às gerações vindouras, nomeadamente graças ao trabalho que está a ser desenvolvido com a Escolinha de Brincas dos Canaviais.

Todos reconhecemos a importância das Brincas Carnavalescas de Évora como uma manifestação do nosso Património Cultural Imaterial, que é preciso apoiar, estudar, divulgar e inscrever com carácter de urgência no Inventário do Património Cultural Imaterial Nacional. A DRCAlentejo associa-se com muito entusiasmo e orgulho a este e a outros projectos de salvaguarda desta prática cultural, desta tradição popular que continua a fazer todo o sentido, como sempre que decidimos ser actores e não apenas espectadores passivos do espectáculo do mundo.

[ANA PAULA AMENDOEIRA – Directora Regional da Cultura do Alentejo]

Ler mais

Autor

Rui Arimateia

Ler mais