Partilhar

Bartleby, o Escriturário

José-Luis Munuera

Em Stock



Desconto: 10%
16,65 € 18,50 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Nova Iorque, distrito de Wall Street.

Um jovem é contratado para um escritório de notário. O seu nome é Bartleby eo seu trabalho consiste em copiar documentos legais.

No início, Bartleby revela-se irrepreensível. Consciente, eficiente, incansável, faz um trabalho colossal, dia e noite, sem nunca se queixar. A sua energia é contagiante. Leva os seus colegas, muitas vezes rebeldes, a darem o seu melhor.

Um dia, tudo se altera. Quando o patrão lhe dá um trabalho, Bartleby recusa-se a fazê-lo. Educadamente, mas com firmeza: “Prefiro não o fazer", responde.

A partir de então, Bartleby deixará de obedecer a ordens, cingindo-se nestas poucas palavras que pronuncia como um mantra. Prefiro não. Não só deixa de trabalhar, como se recusa a abandonar o local...

José Luis Munuera pega no conto de Herman Melville e adapta-o de forma magistral, lançando um olhar original sobre este texto, uma reflexão estimulante sobre a obediência e a resistência passiva.


Ler mais

Autor

José-Luis Munuera

José-Luis Munuera nasceu em 1972 na Espanha. Depois de estudar artes plásticas na Universidade de Granada, tornou-se cartunista. Mas a indústria de banda desenhada atravessou um período difícil nos anos 90, e José Luis Munuera fez uma viagem a Angoulême. Lá conheceu Joann Sfar que lhe escreveu as três histórias dos "Potamoks" (Delcourt). O sucesso foi lento, e os dois autores propuseram o seu trabalho a outra editora: Dargaud. Assim surgiram as aventuras de Merlin, o famoso mágico, acompanhado por Tartine, o ogre, e Jambon, o porco. A série encontrou o seu público, e quando Sfar já não tinha tempo para escrever os guiões, Jean-David Morvan assumiu o seu lugar. Munuera e Morvan embarcaram então no delirante "Sir Pyle S." (Soleil), depois no "Sir Pyle S.". Culape (Soleil), então, juntamente com Philippe Buchet, imaginaram "Nävis" (Delcourt), uma série de fantasia para crianças. Seguiram-se em 2004, com Dupuis, as novas aventuras de Spirou com "Paris-sous-Seine". Desde então, Munuera tem tido um sucesso atrás do outro com, entre outros, "Sortilèges" (Dargaud) (cenário por Jean Dufaux) e "Fraternidade" (cenário de Juan Díaz Canales), e, em Dupuis, "Les Campbell" e "Zorglub", duas séries que assinou sozinho. Um virtuoso tanto na criação como no renascimento, em 2020 colaborou com BeKa e desenhou "L'Envoyé spécial", o sexagésimo quinto volume da série emblemática de Raoul Cauvin, Salvérius e Lambil: "Les Tuniques bleues".

Ler mais