Partilhar

16,65 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Será possível ser-se feminista e católica ao mesmo tempo, conciliando ativismo e fé num Deus perante o qual se ajoelha todo um sistema religioso patriarcal e discriminatório?

Neste seu famoso livro, Michela Murgia afirma que sim, lançando um novo olhar à figura de Maria de Nazaré e à sua história. Nas suas páginas, inteligentes e irónicas, recorre a conhecimentos teológicos e bíblicos, à sua experiência pastoral e a exemplos concretos da vida quotidiana, para, de forma crítica, evidenciar como o papel da mulher ainda hoje prevalecente na nossa sociedade, partilhado igualmente por crentes e ateus confessos, foi na verdade forjado ao longo dos séculos pela Igreja e perpetuado pelo seu sistema patriarcal desvirtuando o anúncio cristão originário de uma figura verdadeiramente revolucionária e desestabilizadora, capaz de subverter esse modelo feminino inalcançável de castidade, obediência e submissão que impõe uma hierarquia entre os sexos.

Um dos maiores êxitos da escritora e ativista italiana Michela Murgia, Ave Mary é uma obra de cunho ensaístico e confessional surpreendente que, segundo a autora, não é só sobre a Virgem Maria; é um livro sobre todas as mulheres e sobre as histórias falsas de que somos todos filhos.


Ler mais

Amostra

Autor

Michela Murgia

Michela Murgia (1972-2023) foi uma escritora, intelectual e ativista italiana.

A sua obra, que inclui romances como Acabadora (2009) ou Tre Ciotole (2023), e livros de não-ficção como Ave Mary (2011), Istruzioni per Diventare Fascisti (2018) ou God Save the Queer (2022), está traduzida em mais de vinte e cinco países e foi distinguida com numerosos prémios, entre os quais o Prémio Campiello e o Prémio Literário Internacional Mondello.

Ler mais