Partilhar

Assessores de Imprensa e Jornalistas

Vasco Ribeiro

2 dias


Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

É importante que jornalistas e assessores se conheçam bem, que conheçam bem as respetivas áreas de intervenção, os constrangimentos específicos de cada domínio, as especificidades de um sistema comunicacional complexo e que muda, hoje, quase a cada dia que passa. Nesse sentido, este livro - mais um resultado palpável, entre vários outros que têm sido dados à estampa, de um já longo trabalho de reflexão e investigação do autor - traz um inestimável contributo ao tal conhecimento mútuo que se deseja.
Conhecimento que é essencial para a compreensão, a colaboração e o respeito de parte a parte. Com ele podem beneficiar, sem dúvida, os profissionais de ambos os lados da fronteira, assessores e jornalistas. Mas pode igualmente beneficiar o público, todo o público para quem eles alegadamente trabalham e que é, no limite, a sua verdadeira razão de ser.

Ler mais

Autor

Vasco Ribeiro

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, mestre em Jornalismo Político pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo. É docente e investigador na FLUP desde 2002, onde leciona cadeiras de ‘Assessoria de Imprensa’, ‘Comunicação Política’, ‘Comunicação Empresarial’, ‘Relações Públicas’, e ‘Introdução à Comunicação Intercultural’; além de ‘Conteúdos para os Media’ na Porto Business School. Iniciou carreira profissional como assessor de imprensa da Associação Nacional dos Jovens Empresários, em 1996, onde foi, inclusive, um dos responsáveis pela promoção mediática do Portugal Fashion. Foi depois diretor/coordenador de comunicação da Normetro - Construção do Metro do Porto (1998) e da Reitoria da Universidade do Porto (2002-2009). Dirigiu o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto e foi assessor de imprensa do então presidente da câmara, Eng. Nuno Cardoso, com apenas 25 anos. Foi assessor de imprensa e posteriormente coordenador do Gabinete de Imprensa da Bancada Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República, durante o XVIII Governo Constitucional (2009-2011), e foi assessor de imprensa do eurodeputado Francisco Assis. Foi assessor de imprensa de duas campanhas eleitorais à Câmara Municipal do Porto, e participou na anterior campanha nacional de 2009 e na das eleições europeias de 2014. Como consultor desenvolveu planos estratégicos de comunicação (com particular destaque para os processo de comunicação de crise) de dezenas de empresas e instituições nacionais.

Ler mais