Partilhar

As negociações de adesão de Portugal à CEE

Miguel Mattos Chaves


Versão em Ebook

Instruções de funcionamento


Desconto: 10%
14,38 € 15,98 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta obra visa facultar ao leitor português uma descrição do processo de negociações de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia – processo ainda hoje desconhecido da esmagadora maioria do público português –, dos principais factos ocorridos nas reuniões e de alguns dos principais dossiês das negociações que tiveram importância posterior na economia portuguesa. Essa descrição condensa os milhares de documentos originais consultados (mais de 30 000 páginas), os documentos das 27 reuniões ministeriais e de 30 reuniões a nível de suplentes.
Resumir todo este acervo, ainda não tratado de forma legível e organizada, representou um esforço considerável de síntese, mas com este texto pretende-se também abrir pistas de investigação futura para outros especialistas, historiadores, economistas e/ou politólogos.
Paralelamente, é uma leitura do registo histórico, do que de mais importante se passou nas negociações de adesão, leitura essa que, por razões óbvias, adopta preferencialmente a perspectiva portuguesa. É, por isso, um contributo para se conhecer o processo negocial de adesão de Portugal às Comunidades Europeias, algo que mudou profundamente o Portugal contemporâneo e teve ramificações para as gerações vindouras.

VER POR DENTRO Ver página inteira

Ler mais

Autor

Miguel Mattos Chaves

Doutorado em Estudos Europeus, dominante de Economia, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica. Possui o Mestrado em Estudos Europeus (pré-Bolonha), um Master em Gestão Comercial e Marketing, uma Licenciatura em Relações Internacionais e o Curso de Marketing Management, este na Bélgica. Tem ainda o Curso de Defesa Nacional ministrado pelo Instituto da Defesa Nacional. Tem uma vasta experiência profissional de direcção de empresas adquirida nos sectores da indústria cerâmica, farmacêutica, agro-alimentar e na hotelaria. É também formador e consultor nas áreas da Estratégia, Planeamento e Organização, e Marketing. Foi docente universitário no Curso Superior de Marketing e Publicidade do IADE e membro do seu conselho pedagógico. Proferiu, desde 1986, mais de 100 conferências no país e no estrangeiro sobre questões ligadas à economia, à gestão, ao marketing e à política nacional e internacional e tem mais de 100 artigos publicados.

Ler mais