Partilhar

Desconto: 10%
7,21 € 8,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Nas sete novelas que formam o volume As Máscaras Finais supinamente se nos patenteia o consagrado talento literário de Urbano Tavares Rodrigues naquele aspecto em que o talento literário do autor de A Noite Roxa não só procura os temas que mais convêm à sua pena, mas também a melhor maneira de os tratar. Que Urbano Tavares Rodrigues tem um estilo — repetimos, um estilo dos mais sólidos e clássicos entre os estilos dos escritores das últimas gerações - é coisa que salta aos olhos e se impõe ao mais relapso.
 «Quer no estilo - que é descritivo, pitoresco, realista, plástico - quer na visão - que é exterior, sensual, incisiva, colorida - quer na técnica por assim dizer idiossinrásica - que é de observação visual e de montagem objectiva - tudo no talento literário de Urbano Tavares Rodrigues o chama para o caminho que trilhou admiravelmente nalgumas das suas mais notáveis novelas - ou seja, o caminho da clássica novela realista, a que à vontade pode adicionar a anotação incisiva e cortante de um Caldwell, essa anotação incisiva e cortante que encontramos na, quanto a nós, melhor novela do seu último livro. Os Supliciados.»
 João Gaspar Simões, Diário de Notícias

Ler mais

Autor

Urbano Tavares Rodrigues

Urbano Tavares Rodrigues não é apenas o grande escritor do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens, é também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo.
Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências, tem uma obra literária e estatística muito vasta e traduzida em inúmeros idiomas, do francês e do espanhol ao russo e ao chinês. Obteve diversos prémios, entre eles o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio Fernando Namora, o Ricardo Malheiros da Academia das Ciências, etc.
De entre os seus maiores êxitos de crítica e de público, lembramos A Noite Roxa, Bastardos do Sol, Os Insubmissos, Imitação da Felicidade, Fuga Imóvel, Violeta e a Noite, O Supremo Interdito, Nunca Diremos Quem Sois e A Estação Dourada
Urbano Tavares Rodrigues, que foi afastado do ensino universitário durante as ditaduras de Salazar e Caetano, participou ativamente na resistência e foi preso e encarcerado por várias vezes nos anos sessenta. 
Faleceu no dia 9 de agosto de 2013, em Lisboa. 


Ler mais