Partilhar

As Farpas - Oba Completa - Volume 1

Ramalho Ortigão

Em Stock



Desconto: 10%
16,96 € 18,85 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Reprodução integral, com actualização ortográfica e revisão do texto, da primeira edição d’As Farpas em livro, organizada pelo autor e publicada entre 1887 e 1890, e do volume intitulado Últimas Farpas, publicado em 1916 e que terá sido supervisionado pelo seu filho Vasco Ortigão.

Já sem o contributo de Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão, do final de 1872 a Junho de 1883, assume a solo a responsabilidade pelos escritos que As Farpas, genial empreendimento cívico e literário, foram acolhendo.

Após a implantação da República, entre 1911 e 1914, Ramalho faria renascer a análise sábia e a crítica robusta, sempre pontilhadas pela sátira mordaz, que haviam caracterizado As (suas) Farpas.


Ler mais

Autor

Ramalho Ortigão

Ramalho Ortigão foi escritor e jornalista. Nasceu no Porto, onde foi criado pela avó, e estudou Direito em Coimbra, não tendo, porém, acabado o curso. Foi professor de Eça de Queirós, com quem escreveu um dos primeiros livros policiais da literatura portuguesa. Com Eça também fundou mais tarde As Farpas. Com Antero de Quental bateu-se em duelo, à espada, por causa de uma contenda decorrente da Questão Coimbrã. Figura destacada do século xix, literário e intelectual português, e, em particular, da Geração de 70, foi um ilustre membro do grupo dos “Vencidos da Vida”.


Ler mais