Partilhar

As Carquejeiras do Porto - Um Projecto . Um Sentido

Arminda Santos

Temporariamente Indisponível



28,01 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Afrontamento
  • Categorias:
  • Ano: 2022
  • ISBN: 9789723619270
  • Número de páginas: 224
  • Capa: Cartonada

Sinopse

O livro é o libertar de esconsas memórias," a caixa de Pandora" repleta de estranhas, dolorosas emoções, e, até, contradições, guardadas durante muito tempo e que o tempo do autor, (o meu tempo), só hoje consentiu revelar.

As Carquejeiras do Porto e a sua calçada, são o que resta de um espólio ignorado da nossa cidade. Representam pedaços de uma comunidade que estoicamente resistiu, perante adversas e desumanas condições e deu relevo a uma história que valeu a pena contar. Foram vidas simples, agitadas e desgastantes que marcaram gerações, polvilhadas de risos, amores, algazarras, desencontros, sorrisos, promessas, alegrias e, até, sonhos! A calçada foi a seiva, o núcleo, fonte que alimentou, gente anónima, qual alimento amargo, qual penitência cruel para pecadores sem sentido...

Perante este património material e imaterial, a história local e coletiva, tinha de ser revelada. Alguém a escutou, dela fez a sua lança, juntou um rigoroso e consciente grupo de sonhadores que, com convicção, ultrapassou o sonho!

Este livro é o reflexo do trabalho de um grupo de cidadãos que constituíram em 2014 uma Associação denominada "Homenagem às Carquejeiras do Porto" e deram o nome a um projeto intitulado "Homenagem às Carquejeiras do Porto - um drama silencioso e silenciado".

Ler mais

Autor

Arminda Santos

É natural de Ermesinde. Licenciada em Escultura pela ESBPorto onde frequentou também o 1º ano de Arquitectura; Pós-graduada em Animação Comunitária e Educação de Adultos; Directora da Casa de Cultura e Juventude de Santarém; Autora e co-autora de textos pedagógico – didácticos produzidos para o Instituto de Tecnologia Educativa – Telescola.

Produtora e apresentadora de aulas televisivas - do ITEducativa / Telescola; Docente e fundadora do ISPaços de Brandão tendo regido as cadeiras de: “Teoria das Relações

Públicas”, “Teoria da Publicidade” e “Relações Internacionais”; Autora de programas de rádio, na RDP - Porto, sobre Artes Plásticas intitulado “Nós e a Arte”; Autora do livro “Monte Aventino ao longo dos anos” com o apoio da CMPorto; Coautora do projecto comunitário “Museu e a Comunidade” implementado a partir da Casa-Museu Abel Salazar; Exerceu no Ministério de Educação como técnica superior, funções no Núcleo de Ensino Artístico (NEA); Pertence à Direcção do Clube UNESCO da cidade do Porto. Responsável pelo departamento “Observatório do Património do Porto” nessa Instituição. A convite do Prof. Hélder Pacheco colaborou com um texto intitulado “Arco Iris”, na Edição Comemorativa dos 200 anos da Torre dos Clérigos.

Ler mais