Partilhar

Aprenda SNC-AP com Casos Práticos

Pires dos Reis, Carlos Borralho

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
16,93 € 18,80 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) é um marco incontornável da contabilidade em Portugal, pois representa uma mudança ambiciosa e exigente para os profissionais de contabilidade e para a própria transparência e relevância da prestação de contas públicas. O SNC-AP, também aplicável ao setor empresarial público reclassificado, tem objetivos que não passam apenas pela substituição do POCP e seus planos setoriais, mas também pelo alinhamento com as normas internacionais IPSAS e IFRS e pela necessidade de facilitar a consolidação de contas do Estado, através da aproximação ao atual Sistema de Normalização Contabilística para o setor privado.

Relativamente aos seus elementos constitutivos, o SNC-AP impõe a articulação entre os seus três subsistemas de contabilidade: orçamental, financeiro e de gestão, exceto no caso das microentidades, o que o afasta da ótica empresarial, onde impera apenas a contabilidade financeira. Esta exigência intensifica a importância da disponibilização de documentos e de registos contabilísticos tempestivos, através de um sistema de controlo interno operante e factualmente orientado para a responsabilização dos envolvidos, permitindo disponibilizar informação nos três subsistemas de contabilidade e, por esta via, facultando dados financeiros e orçamentais a um leque diversificado de utilizadores.

Com a orientação «aprender, fazendo», este livro, recorrendo a casos práticos que enfatizam a articulação entre os três subsistemas contabilísticos obrigatórios, apresenta as operações contabilísticas mais usuais das Administrações Públicas e resume os conceitos teóricos essenciais à sua compreensão. Com este elemento de apoio e consulta, leitores profissionais poderão melhorar e esclarecer as suas práticas e os estudantes adquirir suporte teórico a aplicar, à medida que vão resolvendo os casos práticos.

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Pires dos Reis

Doutor em Gestão, mestre em Contabilidade, pós-graduado em Contabilidade, pós-graduado em Administração Pública e Desenvolvimento Regional e licenciado em Organização e Gestão de Empresas. Entre outras, tem lecionado regularmente unidades curriculares de Contabilidade Financeira, Contabilidade de Grupos Empresariais, Contabilidade Pública e Contabilidade e Finanças Públicas, a cursos de licenciatura e de mestrado. É membro efetivo da Ordem dos Contabilistas Certificados. Atualmente desempenha os cargos de diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e do Centro de Investigação em Economia e Gestão, ambos no Instituto Politécnico de Beja. Tem como principais focos de investigação as áreas da contabilidade financeira e da contabilidade pública.

Ler mais

Carlos Borralho

Doutor em Gestão, mestre em Organização e Sistemas de Informação, licenciado e bacharel em Gestão de Empresas. Entre outras, tem lecionado uni­dades curriculares de Planeamento e Controlo de Gestão, Gestão Estratégica, Marketing, Gestão de Processos de Negócio e de Informação, Empreendedorismo, Contabilidade Pública, bem como Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação, em cursos de licen­ciatura e de mestrado. É membro efetivo da Ordem dos Economistas (OE), da Asso­ciação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI), da Associação Portuguesa da Qualidade (APQ), bem como da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Tem como atual foco de investigação o e-government, os sistemas de informação, o impacto económico e, naturalmente, o controlo de gestão.

Ler mais