
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Diário de Bordo
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789893571583
- Número de páginas: 563
- Capa: Brochada
Sinopse
Esta obra tem por fim narrar, o mais objectivamente possível, a vida de Amílcar Cabral, uma das figuras mais marcantes da História da Guiné e Cabo Verde.
Não se pretende com ela esgotar, de todo em todo, a explicação das diversas facetas da sua vida, mas tão-somente contribuir, com dados novos, para a sua melhor compreensão. Inscreve-se num modesto esforço orientado para revisitar Amílcar Cabral, que, embora tivesse vivido pouco tempo em Cabo Verde, ocupa um locus importante na sua História, em cujo quadro de honra se destaca por mérito próprio. O livro passa em revista os últimos anos de Juvenal Cabral na Guiné, antes de regressar a Cabo Verde em 1932, acompanhado de três filhos menores, um dos quais era precisamente Amílcar Cabral, então, com 8 anos de idade.
Queria ele ser um “simples africano”, como aliás, costumava dizer. A vida, porém, reservou-lhe um outro destino - o de ser um chefe de guerra carismático em vez de ser um grande poeta e engenheiro como havia sonhado e traçado em jovem. É nesta perspetiva que o revisitamos. De Bafatá, onde nasceu, passando por Cabo Verde e por Portugal, onde estudou e viveu, até Conacri, onde foi brutalmente assassinado pelos seus próprios companheiros.