Partilhar

Alexandra Kim - Filha da Sibéria

Keum Suk Gendry-Kim

Poucos exemplares em stock



21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A história de Alexandra Kim (1885 - 1918) leva-nos ao Extremo Oriente, onde as fronteiras e as ideias políticas são porosas entre a Rússia, a Coreia e a China. Para além das barreiras linguísticas, é a situação dos trabalhadores - e o seu sofrimento - que motiva o empenho de Alexandra Kim, numa altura em que o direito do trabalho é praticamente inexistente na despótica Rússia czarista. É através do seu pai, um intérprete que trabalhou na China em nome da Rússia para a construção dos Caminhos -de-Ferro do Leste da China, que a jovem Alexandra é sensibilizada para a situação dos trabalhadores. Após a morte do pai, Alexandra Kim regressa à Rússia onde trabalhou pela emancipação dos trabalhadores, enquanto o regime do czar intensificava a repressão nas vésperas da Grande Guerra. A guerra foi um ponto de viragem para ela, que decidiu partilhar o destino dos trabalhadores mobilizados nas fábricas dos Urais como intérprete. O seu destino muda quando a sua luta sindical a leva ao conhecimento dos membros do Partido Comunista de Lenine...


Ler mais

Autor

Keum Suk Gendry-Kim

Keum Suk Gendry-Kim nasceu em Goheung, na província de Jeolla (Coreia do Sul). Licenciou-se em Belas Artes na Universidade Sejong, em Seul, e concluiu a sua formação artística na École Supérieure des Arts Décoratifs de Estrasburgo. Viveu dezassete anos em França, onde começou a desenhar e a publicar as suas próprias novelas gráficas.

Keum Suk Gendry-Kim era já adulta quando a sua mãe lhe revelou um segredo de família: a mãe fora separada da irmã durante a Guerra da Coreia. A história da mãe inspirou a autora a começar a entrevistar coreanos separados pela guerra. Foi essa pesquisa que serviu de base ao livro A Espera, uma comovente novela gráfica que foi considerada a melhor do ano pelo jornal The Washington Post, pela Forbes e pela Publishers Weekly. Ganhou prestigiados prémios como o Freeman Awards, o YALSA Book Award, o Cartoonist Studio Prize e o Prix BDGest' e foi finalista do Harvey Award e do LA Times Book Prize.

Erva, uma novela gráfica publicada originalmente na Coreia, foi a obra que maior projeção internacional lhe deu. Foi traduzida para mais de vinte línguas, ganhou os mais prestigiados prémios e apareceu nas listas de melhores livros do ano dos jornais The New York Times, The Guardian e Library Journal, entre outros. Em Portugal, o livro será publicado em 2024 pela Iguana.

Ler mais