Partilhar

Desconto: 10%
18,85 € 20,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Gwijá tem noventa e dois anos e vive na Coreia do Sul. Após sete décadas de espera, ainda mantém o desejo de reencontrar o filho mais velho, de quem se separou quando seguia numa coluna de refugiados que fugiam do norte da Coreia. Gwijá teve de parar para amamentar a filha bebé e perdeu o marido e o filho no meio da multidão. Agora, num encontro organizado pela Cruz Vermelha, a sua amiga Jeong-Sun reencontra a irmã mais nova, após sessenta e oito anos de separação. Gwijá só deseja ter a mesma sorte e voltar a encontrar o filho.

Em 1950, a Guerra da Coreia separou famílias inteiras, que ficaram de lados opostos de uma fronteira intransponível. A partir das entrevistas que Keum Suk Gendry-Kim conduziu e dos vários testemunhos que reuniu (entre eles, o da própria mãe), o livro A Espera reconstrói o trauma familiar causado pela divisão da Coreia e pela guerra, e as suas dolorosas consequências.

«Um retrato da trágica experiência dos refugiados coreanos que revela com pormenores comoventes os impactos da colonização e da convulsão política que reverberam por gerações.»

Publishers Weekly

«Um relato inesquecível do impacto duradouro da Guerra da Coreia.»

Library Journal

«Com pinceladas cruas e uma estrutura narrativa magistral, a autora cria uma combinação comovente, retratando como a esperança e o desgosto atravessam gerações.»

The Washington Post

«Uma história de partir o coração.»

The Toronto Star

«Os elegantes cenários de Gendry-Kim, compostos apenas por figuras escuras cercadas por espaços em branco e contornos, sugerem as formas desconcertantes como o passado nos esvazia.»

Oprah Daily

«Uma obra-prima impressionante. As composições a preto-e-branco de Gendry-Kim são incrivelmente comoventes e empáticas.»

Booklist

«Uma das novelas gráficas mais comoventes do ano.»

BookPage


Ler mais

Amostra

Autor

Keum Suk Gendry-Kim

Keum Suk Gendry-Kim nasceu em Goheung, na província de Jeolla (Coreia do Sul). Licenciou-se em Belas Artes na Universidade Sejong, em Seul, e concluiu a sua formação artística na École Supérieure des Arts Décoratifs de Estrasburgo. Viveu dezassete anos em França, onde começou a desenhar e a publicar as suas próprias novelas gráficas.

Keum Suk Gendry-Kim era já adulta quando a sua mãe lhe revelou um segredo de família: a mãe fora separada da irmã durante a Guerra da Coreia. A história da mãe inspirou a autora a começar a entrevistar coreanos separados pela guerra. Foi essa pesquisa que serviu de base ao livro A Espera, uma comovente novela gráfica que foi considerada a melhor do ano pelo jornal The Washington Post, pela Forbes e pela Publishers Weekly. Ganhou prestigiados prémios como o Freeman Awards, o YALSA Book Award, o Cartoonist Studio Prize e o Prix BDGest' e foi finalista do Harvey Award e do LA Times Book Prize.

Erva, uma novela gráfica publicada originalmente na Coreia, foi a obra que maior projeção internacional lhe deu. Foi traduzida para mais de vinte línguas, ganhou os mais prestigiados prémios e apareceu nas listas de melhores livros do ano dos jornais The New York Times, The Guardian e Library Journal, entre outros. Em Portugal, o livro será publicado em 2024 pela Iguana.

Ler mais