Partilhar

A nova questão da habitação em Portugal

Fora de coleção

Coordenação:

Ana Cordeiro Santos

2 dias

Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A nova questão da habitação em Portugal examina desenvolvimentos recentes do nexo finança-habitação. Após um período de explosão do crédito para a construção e compra de casa própria, segue-se agora uma crescente procura internacional dirigida ao imobiliário nacional em busca de elevadas rendibilidades.

Estes desenvolvimentos decorrem da última crise internacional e do programa de ajustamento. Os desequilíbrios estruturais do país não foram resolvidos, saindo reforçado o peso político do sector imobiliário. Neste contexto, assumem relevância os estímulos fiscais e as engenharias financeiras que transformam a habitação num ativo financeiro, enquanto o rendimento de muitas famílias escasseia para aceder a este bem essencial. Outras políticas são necessárias para cumprir o direito à habitação.

Ler mais

Autor

Ana Cordeiro Santos

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra o Núcleo de Estudos sobre a Ciência, Economia e Sociedade. Economista, doutorada em Economia e Filosofia pela Universidade Erasmus de Roterdão, Holanda, a sua investigação tem incidido sobre as implicações epistémicas, sociais e políticas da ciência económica, nomeadamente o papel desta na construção de mercados e outras instituições sociais. Tem também abordado os temas da financeirização e o endividamento das famílias, participando em diversos projetos de investigação nestas áreas. O seu trabalho está publicado em livros e revistas científicas, nacionais e estrangeiras.

Ler mais