Partilhar

A Minha História na Física

Giorgio Parisi

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O olhar humanista por trás do génio científico 


Giorgio Parisi escreve com domínio do conhecimento, mas com a facilidade e a simplicidade que só os grandes especialistas conseguem conferir aos seus textos. Além de constituir uma emocionante viagem intelectual pelos blocos da construção da física de partículas contemporânea (a descoberta da partícula psi, a descoberta dos bariões, a teoria do bootstrap, a teoria das cordas e a gravidade quântica em loop), este livro é uma declaração de amor do cientista à sua disciplina. É também um livro escrito com talento, com paixão e inteligência, que revela o olhar humanista por trás do génio científico. 

Realidades experimentais que parecem escapar a leis conhecidas, pesquisas que levam a descobertas que surpreendem o próprio investigador, flashes de intuição física e matemática: é este o mundo de Giorgio Parisi (Prémio Nobel da Física de 2021) há mais de cinquenta anos. 

Desde 1966, quando entrou pela primeira vez no Instituto de Física de Roma (pela porta dos fundos, já que os alunos do primeiro e do segundo ano não estavam autorizados a usar a porta principal) até quase receber o Nobel aos vinte e cinco anos; dos seus estudos pioneiros sobre partículas ao seu interesse pelos fenómenos complexos como as mudanças de estado ou o voo dos estorninhos; desde as suas reflexões sobre como nascem as ideias até ao papel da ciência na sociedade atual, este livro é uma viagem à mente genial de um físico que investigou e procurou definir as regras dos sistemas complexos, pois para ele os sistemas simples sempre pareceram demasiado aborrecidos. 

Ler mais

Autor

Giorgio Parisi

Ler mais