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A Longa Estrada de Areia

Pier Paolo Pasolini

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Sinopse

Este é um relato surpreendente. Partindo de uma encomenda que lhe é feita pela revista Successo, e publicada entre Junho e Setembro, Pier Paolo Pasolini faz-se à estrada ao longo de toda a costa italiana entre Junho e Agosto de 1959. Um Pasolini alegre parte da fronteira com a França, descendo em direcção à Sicília — até à «mais pobre e distante praia de Itália» ­—, e subindo depois pela costa oriental, até Trieste, onde «termina a Itália, termina o Verão».

A Longa Estrada deAareia é, de certa forma, um preâmbulo para as repérages dos filmes que realizará – Accatone estreia em 1961 —; e da travessia pelas praias de Itália no Verão de 1963, que dará origem ao filme-inquérito Comícios de amor, onde interroga a sociedade italiana a propósito da sexualidade.

Este tour singular, veloz e solitário, revela a Itália dividida entre o arcaico e o moderno, os lidi e as estâncias balneares para os ricos - de San Remo a Viareggio, de Forte dei Marmi a Capri - e as praias mais populares, tanto para a burguesia (já inoculada pelas aspirações do boom consumista), como para o povo comum - de Maratea a Taranto, de Brindisi a Riccione.

Com breves paragens, sem se deter por mais do que algumas horas em cada lugar, Pasolini descreve o que vê e lhe acontece, ansioso pelos encontros que o ambiente estival lhe trará e que lhe permitem traçar o retrato de uma Itália despida junto ao mar e da transformação por que passam os lugares e as suas gentes.

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Autor

Pier Paolo Pasolini

Pier Paolo Pasolini nasceu a 5 de março de 1922 em Bolonha. Filho de um militar, seguiu o pai nas várias mudanças de terra, mas frequentou o liceu e a faculdade em Bolonha, onde teve foi aluno de Gianfranco Contini e Roberto Longhi. Passava os Verões em Casarsa, na região do Friuli, cidade de origem da mãe. Aí se refugiou, em 1943, para fugir à incorporação no exército. Compôs os primeiros poemas em dialecto friulano, Poesie a Casarsa (1942), publicados mais tarde, com outros textos friulanos, em La Meglio Gioventù (1958). Em 1945, soube que o irmão mais novo, Guido, tinha sido morto pelos titistas num conflito entre dois grupos de partigiani. Em 1947, inscreveu-se no Partido Comunista. Trabalhou como professor, numa aldeia perto de Casarsa, mas seria despedido e expulso do PCI por um obscuro episódio de alegada corrupção de menores. Esse foi o primeiro de uma enorme lista de processos (mais de 30) que deram a Pasolini a consciência da sua diversidade e marcaram o seu destino de marginalizado e rebelde.

Devido ao escândalo, em 1949, teve de deixar Casarsa, com a mãe (a relação com o pai já estava estragada), e mudou-se para Roma, vivendo primeiro na periferia e ganhando a vida com explicações e ensino em escolas particulares. A descoberta do mundo do sub-proletariado romano inspirou-lhe - para além de poemas em As Cinzas de Gramsci (1957) e A Religião do Meu Tempo (1961) ( escritos depois de O Rouxinol da Igreja Católica (1943 - 1949, ou seja, antes de As Cinzas de Gramsci) - sobretudo os romances Vadios (1955) e Uma Vida Violenta (1959), que provocaram grande escândalo, mas lhe asseguraram o primeiro êxito literário. Com os antigos colegas da faculdade Francesco Leonetti e Roberto Roversi dirigiu, entre 1955 e 1959, a revista Officina, onde colaboraram, entre outros nomes importantes da militância crítica, Franco Fortini e Paolo Volponi.

Começou entretanto a sua atividade no mundo cinematográfico: colaborou em alguns guiões (entre as quais As Noites de Cabiria de Federico Fellini e La Notte Brava ou O Belo António de Bolognini), e a partir de 1961, realizou vários filmes entre os quais Accattone (1961), Mamma Roma (1962), La Ricotta (1962), Comizi d'Amore (1964), O Evangelho Segundo Mateus (1964),Passarinhos e Passarões (1966), Édipo Rei (1967), Teorema (1968), Medeia (1969), Pocilga (1969) Decameron (1971), Os Contos de Cantuária (1972) As 1001 Noites (1974) e Salò ou os 120 Dias de Sodoma (1975).

Nos anos 60. publicou Il Sogno di Una Cosa (escrito em 1949), mais poemas (Poesia in Forma di Rosa, 1964, Trasumanar e Organizzar, 1971), e foi muito ativo como crítico em vários diários e revistas (entre outras, dirigiu com Alberto Moravia e Alberto Carocci a Nuovi Argomenti), atividade que, depois da coletânea Passione e Ideologia, esteve na origem de muitas publicações, parcialmente póstumas: Empirismo Herético (1972), Escritos Corsários (1975), Descrizioni di Descrizioni (1979).

Para além de várias peças inacabadas que escreveu na juventude e da tradução de cássicos (Ésquilo, Plauto), a sua produção teatral é composta por seis tragédias, cinco delas escritas em 1966: Calderón, Afabulação, Pílades, Pocilga, Orgia e Besta de Estilo que começou a escrever em 1966 e prosseguiu até 1973, tendo ficado inacabada.

Pier Paolo Pasolini morreu assassinado, em Ostia, em 1975.

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