Partilhar

Desconto: 20%
14,32 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro compõe-se de duas partes: o ensaio «A Ideia de Razão Pública Revisitada», inicialmente publicado em 1997, e «A Lei dos Povos», a reformulação substancial de um artigo bastante mais curto, publicado em 1993 com o mesmo nome. «A Ideia de Razão Pública Revisitada» é o tratamento mais detalhado de Rawls de como uma moderna democracia constitucional, baseada numa conceção política liberal, pode e deve ser vista como legítima por cidadãos razoáveis que por razões religiosas, filosóficas ou morais não aceitam eles próprios uma doutrina liberal abrangente.
«A Lei dos Povos» alarga a noção de contrato social à Sociedade dos Povos e traça os princípios gerais que podem e devem ser aceites tanto por sociedades liberais como pelas não liberais como critério para regular o seu comportamento face aos outros. No conjunto, as duas obras que compõem A Lei dos Povos representam o culminar de mais de 50 anos de reflexão do autor sobre estes problemas.

Ler mais

Autor

John Rawls

(1921-2002) É unanimemente considerado um dos maiores filósofos contemporâneos, em especial nos domínios da filosofia moral e da filosofia política, em que publicou a sua obra maior, A Theory of Justice [Uma Teoria da Justiça], mas também Lectures on the History of Moral Philosophy, Justice as Fairness ou Political Liberalism [Liberalismo Político], para citar apenas os textos mais relevantes da sua imensa produção científica. Licenciou-se e doutorou-se em Princeton e viria a receber uma bolsa para Oxford, Christ Church, onde foi influenciado, entre outros, por Isaiah Berlin. Posteriormente deu aulas em Cornell, no MIT e viria a concluir a sua carreira na docência como professor emérito em Harvard.

Ler mais