Partilhar

A Irmandade Invisível

Joana Leitão de Barros

Em Stock



Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Belém tem trinta e dois anos quando desaparece, numa noite de Verão, em Santiago do Cacém, no final da década de noventa, deixando a filha de sete anos a dormir no solar antigo que tinha vindo a renovar. Vera, fotógrafa que se move no mundo da comunicação e do marketing político, sente a perplexidade incurável da ausência da amiga. Ao longo dos anos, nunca deixará de a procurar.

De Belém, restam-lhe apenas as memórias e os laços com outras mulheres, que, tal como elas, frequentavam o Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, nos tempos agitados do 25 de Abril e do PREC – mulheres que, à sua maneira, honram as palavras de um grupo de mestras idealistas e determinadas, entre as quais uma freira com ligações às FP-25. No desfiar dessas recordações, Vera liberta-se do medo de regressar ao início, aos amores mais desaustinados, a uma revolução que parece excluí-la. Uma história sobre o lugar desmedido da amizade, que nos faz recuar à euforia de um país saído da ditadura.


Ler mais

Autor

Joana Leitão de Barros

"Joana Leitão de Barros, depois de largos anos dedicada ao jornalismo generalista e económico, faz a sua estreia na ficção com Veva, sobre Genoveva Lima Mayer Ulrich, cujo percurso investigou nos últimos anos. Em 2020 recebeu o Prémio Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, pelo livro Leitão de Barros, A Biografia Roubada, que a levou a estudar a década de 1920 e aproximar-se de um sem fim de protagonistas cujo rasto tem percorrido. Para além da biografia, género que continua a trabalhar, desenvolve actividade como guionista e produtora de conteúdos. Antes disso, e numa segunda encarnação, terminada em 2018, fez comunicação empresarial e política. Escreveu também um guia sobre o litoral alentejano e editou a revista de uma fundação ligada ao Alentejo."

Ler mais