Partilhar

A Igreja Católica e o Estado Novo Salazarista

Lugar da História

Duncan Simpson

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
18,82 € 20,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro procura analisar de forma interpretativa as relações entre o Estado Novo e a Igreja Católica durante o regime de Salazar, entre 1928 e 1968, respondendo a duas perguntas fundamentais: como melhor definir, em termos genéricos, a relação entre a Igreja Católica e o Estado Novo salazarista? Como evoluiu com o tempo?
Destas perguntas decorrem várias outras. Como definir a intervenção social da Igreja Católica na “nova ordem” interna construída por Salazar? A Igreja Católica apoiou o Estado Novo? Se sim, porquê? A oposição católica ao regime foi tão importante como se tem recentemente alegado? Como se pode conciliar a imagem dual de Salazar enquanto estadista de orientação religiosa e líder regalista? Qual a posição da Igreja em relação aos métodos autoritários usados pelo regime? O Estado Novo foi um regime católico?
O Estado Novo de Salazar, independentemente das suas diversas influências ideológicas, continha no seu núcleo uma tendência específica da doutrina católica forjada pela elite católica portuguesa no primeiro quartel do seculo XX (antiliberal, tradicionalista e nacionalista). Desta componente católico do programa salazarista emergiu uma aliança institucional duradoura e abrangente com a Igreja Católica, com esta a participar na legitimação, no esforço doutrinário e na implementação das políticas do Estado Novo.

Ler mais

Autor

Duncan Simpson

Licenciado em Estudos Europeus pela London School of Economics e pelo King’s College London, onde obteve igualmente o mestrado e, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, o doutoramento em Estudos Portugueses e Brasileiros. Os seus interesses de investigação têm-se centrado nas relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo, assunto sobre o qual tem publicado em revistas académicas em Inglaterra, Portugal, França e Brasil. É investigador colaborador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Enquanto professor assistente, ensinou História Moderna e Contemporânea na Nova School of Business and Economics.

Ler mais